Grupo do Amazonas ganha ‘Oscar’ do teatro brasileiro

O grupo Buia Teatro, de Manaus, acaba de ganhar dois prêmios das 8 categorias em que foi indicado ao 21º Cenym com a “Opereta Canelos Arrepiados”. Melhor Trilha Sonora para Jeferson Mariano, que assina a trilha a execução da ópera e o ápice da honraria: o de Melhor Grupo de Teatro de 2022. Conhecido como o Oscar do teatro brasileiro, o prêmio chancela um dos grupos de Teatro mais ativos da Região Norte.



O Buia Teatro foi criado em 2015 pelas mãos de Tércio Silva, diretor da Companhia, e pela atriz, figurinista e artista visual Maria Hagge. De lá pra cá, a assinatura deste grupo amazonense ganhou marca de pesquisa, experimentações e representatividade da Cultura Infância de qualidade do norte do país.



Esse ano de 2022, o Buia viajou pelos estados do: Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina com sua opereta infanto-juvenil Cabelos Arrepiados, no início do ano a obra foi indicada ao Prêmio APTR de Teatro, na categoria Melhor Espetáculo Infanto-Juvenil de 2021, a premiação aconteceu na cidade do Rio de Janeiro.


A opereta seguiu sendo indicada em 8 categorias pela excelência e qualidade do trabalho no 21º Prêmio Cenym que reconhece a excelência de desempenho dos profissionais e espetáculos na Dramaturgia Teatral Brasileira. A honraria é concedida pela Academia de Artes no Teatro do Brasil (ATEB). Na noite de premiação, no dia 22 de novembro de 2022, em Aracaju/Sergipe o grupo amazonense ganhou dois prêmios das oito indicações.



“Esse prêmio, dedicamos a todos as companhias e grupos do norte, sabemos como é difícil a circulação de nossos bens culturais para além de outros eixos, e que venha mais prêmios e políticas públicas efetivas para os artistas do norte do país”, disse o Diretor do Grupo, Tércio Silva.


Voos Internacionais


O Grupo Buia Teatro estreia em Festival Internacional de Cinema na Índia, sua primeira obra do audiovisual, o curta-metragem “Coro-dos-amantes: peça-filme”, filmada em Buenos Aires – Argentina com apoio da Manauscult e Prefeitura Municipal de Manaus.



O curta é um experimento cênico entre Teatro-Cinema, que conta com uma narrativa hibrida e não linear para narrar de maneira não casual a história de solidão dos personagens, a obra foi filmada em Buenos Aires em janeiro de 2022. E tem sua estreia internacional no Festival Otty Short Film Festival, nos dias 02, 03 e 04 de dezembro na cidade de Tamil Nadu, Índia.


Foto: Divulgação / Assessoria

Fonte: Com informações da Assessoria