O I Simpósio Estadual de HIV/Aids do Amazonas abriu, nesta quarta-feira (30/11), a programação da Campanha “Dezembro Vermelho”, de conscientização da prevenção e combate ao HIV/Aids no estado. O evento foi realizado na Fundação de Medicina Tropical – Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), em Manaus.
Com o slogan “(Con)vivendo na Posithividade: Respeito e Cuidado”, a campanha Dezembro Vermelho é uma iniciativa da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) em parceria com a Fundação de Medicina Tropical – Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), ambas instituições vinculadas à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM).
O simpósio contou com palestras sobre o respeito e cuidado no conviver com pessoas vivendo com HIV/Aids, o manejo do HIV, prevenção e transmissão vertical de HIV, os desafios e as perspectivas da Terapia Antirretroviral (TARV), e tratamento da HIV/Aids.
A Secretária Executiva de Assistência da capital, Neylane Gonçalves, reiterou o compromisso da SES-AM para que a campanha Dezembro Vermelho seja mais um marco no avanço da melhoria do cuidado e da assistência de HIV/Aids. "O usuário é o termômetro do serviço, mostrando onde precisamos concentrar as ações. E no coletivo conseguimos fazer acontecer", pontuou.
A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, destacou a participação dos movimentos sociais no simpósio. “Os desafios são muitos e, com a participação dos movimentos sociais, conseguimos traçar as estratégias de avanço e fortalecimento das ações de prevenção e de acesso aos serviços de saúde realizadas no estado”, comentou Tatyana.
O diretor-presidente da FMT-HVD, Marcus Guerra, ressaltou a importância da realização do simpósio na divulgação de medidas de fortalecimento da prevenção do tratamento ao HIV/Aids. “Precisamos socializar esse conhecimento para obtermos mais êxito na implantação dos programas e estratégias que são usadas para amenizar o impacto do HIV/Aids no Amazonas", ressaltou Marcus.
Outro gestor que enfatizou a necessidade de ações de promoção à saúde para pessoas convivendo com HIV/Aids, o coordenador executivo Estadual do Fórum das Organizações da Sociedade Civil de Infecção Sexualmente Transmissíveis (IST) e HIV/Aids, Paulo de Oliveira destacou que “o simpósio é de suma importância para os movimentos sociais e também para as categorias de saúde”, afirmou.
Praça 1º de Dezembro
Durante o simpósio, foi inaugurada a Praça 1º de dezembro, localizada na área interna da FMT-HVD. O espaço simboliza a busca pelo avanço da prevenção combinada, tratamento e na realidade das pessoas que convivem com HIV/Aids.
Referência
A FVS-RCP é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas. A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. Os números para contato são (92) 3182-8550 e 3182-8551.
investigação brasil jair bolsonario policia federal peixe oportunidade manaus amazonas compra feira ads alemanha manaus exportação amazonas economia manaus amazonas discriminação procon am festival de parintins amazonas parintins boi garantido imagem indigenas isolados manipulação comissão pastoral da terra investigação amazonas Jean Cleuter Simões Mendonça manaus oab OAB-AM Projeto Voo Campeão amazonas esporte manaus artesa cultura expoartes amazonas manaus manaus led show amazonas Festival Nema
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris. But I must explain to you how all this mistaken idea of denouncing pleasure and praising pain was born and I will give you a complete account of the system, and expound the actual teachings of the great explorer....