Os profissionais da educação dos municípios de Urucará (a 261 quilômetros de Manaus) e de Itapiranga (a 227 quilômetros de Manaus) recebem, desde a quinta-feira (30), as formações do projeto Trilhas do Saber. A iniciativa é voltada para professores, gestores e administrativos da educação estadual e municipal. O projeto acontece por meio de parceria entre a Secretaria de Estado de Educação e Desporto e o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam).
Para os dois dias de formação, nas duas cidades, serão disponibilizadas 710 vagas para professores, gestores, pedagogos e administrativos. O Trilhas do Saber é dividido em quatro partes: roda de conversa, minicurso, oficina e socialização. Ao final, os participantes recebem certificações de 14 horas.
Segundo a gerente de Formação do Centro de Formação Profissional José Anchieta (Cepan), Adriana Lisboa, o encontro em Urucará acontece no Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) Pedro Falabella, com 44 atividades formativas. Já em Itapiranga são 36 ações formativas, que acontecem na EE Tereza dos Santos e na EE Quitó Tatikawa.
“Estamos realizando o Trilhas do Saber de forma simultânea nos municípios de Urucará e Itapiranga, e já neste primeiro dia de atividades tivemos uma ótima recepção, as escolas lotaram bastante”, disse.
O Trilhas visa não apenas a qualificação de professores, mas da equipe gestora e administrativa, como secretários escolares e merendeiros. Para esse público, a formação foi sobre o currículo no chão da escola, comportamento organizacional, competências socioemocionais, projetos de vida e novas perspectivas profissionais.e
O projeto já passou por 32 municípios, sendo, Tefé, Tabatinga, Manacapuru, Rio Preto da Eva, Caapiranga, Parintins, Codajás, Careiro da Várzea, Carauari, Anamã, São Paulo de Olivença, Borba, Nhamundá, Humaitá, Autazes, Urucurituba, Silves, Nova Olinda do Norte, Benjamin Constant, Atalaia do Norte, São Gabriel da Cachoeira, Amaturá, Boa Vista do Ramos, Maués, Santo Antônio do Içá, Iranduba, Manaquiri, Novo Airão, Presidente Figueiredo, Itacoatiara e agora, Urucará e Itapiranga.
*FOTOS:* Divulgação/Seduc-AM
venda de peixe em manaus semana santa peixe manaus consumo de peixe amazonas manaus Wilson Lima Segurança Pública do Estado amazonas reajuste lgbt cultura cinema manaus amazonas arte música manaus amazonas Festival Zero 92 cultura cultura indigenas manaus amazonas conversa livraria valer amazonas recursos humanos manaus plataforma banco de talentos senai manaus fios de cobre video detran amazonas policia radares de velocidade Corredor Criativo da Amazônia manaus FAO amazonas amazonas resgae manaus ipaam denuncia feijoada amazonas caprichoso garantido manaus