O Brasil entra em campo mais uma vez nesta sexta-feira, (2), para o último jogo da fase de grupos da Copa do Mundo FIFA de Futebol, e quanto mais o time avança na competição, mais abre oportunidade de empresários aproveitarem a data para alavancar as vendas e ações de marketing, para além de camisetas e itens de decoração temática.
O docente e coordenador do curso de Ciências Contábeis da Wyden, Éderson Rigon analisa que qualquer segmento de negócios pode se beneficiar com o calendário do torneio esportivo, inclusive os pequenos empreendedores, desde que usem a oportunidade de forma assertiva com o consumidor.
“Toda empresa que atua no ramo do comércio pode se beneficiar com a Copa do Mundo. Alguns setores comerciais, como eletrônicos e vestuário têm maiores possibilidades de incremento nas vendas. Bares e restaurantes também possuem excelentes oportunidades no período”, afirma o contador.
Um estudo divulgado pela CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) projeta R$ 1,48 bi em vendas no comércio e serviços para a Copa do Mundo. O percentual é de 7,9% acima do volume registrado na Copa de 2018, que ocorreu na Rússia e movimentou R$ 1,37 bi. A Confederação projetou que os bares e restaurantes devem ter um faturamento de R$ 864 milhões.
Ainda em um cenário econômico de recuperação, a criatividade pode ser uma ótima alternativa aos negócios, especialmente aos pequenos empreendedores, considerando que neste ano, excepcionalmente, a Copa abrange um período tradicionalmente festivo.
“Há muitas confraternizações de empresas, amigos e familiares, sempre atrelada à troca de presentes e mimos. O empreendedor que conseguir associar esses eventos certamente terá um bom retorno”, ressalta Rigon.
A criatividade pode fazer total diferença na hora do consumidor escolher, o que pode aquecer ainda mais os negócios que trabalharem o tema. Utilizar as redes sociais e os aplicativos de mensagem para manter contato com esse grupo de clientes, informando sobre eventos e promoções temáticas é bastante atraente aos consumidores
“Eventos como a Copa do Mundo trazem, além de oportunidades, mais concorrência, afinal, todos querem se destacar e chamar a atenção do mercado consumidor. Diante disso, o empreender criativo e que possuir uma boa gestão financeira se destaca.”
Além disso, o fato de que o campeonato será disputado no período de pagamento da primeira parcela do 13º salário favorece a expansão dos gastos neste ano.
“Como é caracterizado por um período festivo e com maior giro de dinheiro em virtude do 13º salário, a economia tende a se beneficiar. Estratégias conscientes dos empreendedores e consumidores, do ponto de vista financeiro, também são fundamentais para que a oportunidade não se torne um problema”, finaliza Éderson Rigon, coordenador da Wyden.
complexo termelétrico Azulão Silves amazonas energia manaus Eneva show luh bacelar guto lima manaus amazonas berg guerra show amazonas manaus amazonas manaus Instituto Amazônia Equatorial manaus dentista protese dentária saude Taty Suky treinamento icaro gaspar proposta estratégia evento manaus colégio militar amazonas prova manaus idaam oportunidade concurso manaus estudante rio grande do sul academia de belas artes amazonas manaus luso sporting clube festival literario de manaus amazonas flim opera nas escolas amazonas festival amazonas de opera manaus cultura