O Hospital Universitário Getúlio Vargas da Universidade Federal do Amazonas (HUGV/Ebserh), filiado à rede hospitalar Ebserh, realiza um mutirão de prevenção e combate ao câncer de pele no próximo dia 03 de dezembro, das 8h às 14h, no Ambulatório Araújo Lima (R. Afonso Pena, 691 - Centro, Manaus – A lado da faculdade de Medicina da Ufam).
A iniciativa, alusiva ao dezembro laranja – mês de prevenção ao câncer de pele — será realizada com atendimentos de avaliação dermatológica à população em geral, realizado por médicos especialistas e residentes de dermatologia, atendendo à demanda espontânea da população dentro do horário estabelecido (8h às 14h).
Serão ainda realizadas ações educativas e a distribuição de material informativo sobe o câncer de pele e sua prevenção, além de amostras grátis de filtro solar (fotoproteção). Após os atendimentos, as pessoas que necessitarem realizar acompanhamento ou procedimento dermatológico serão encaminhadas para o agendamento no HUGV.
É importante lembrar que esta iniciativa visa de a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de pele. Assim, outras enfermidades relacionadas a pele, como micoses, não serão objeto do mutirão. Pessoas com manchas e feridas suspeitas, que não cicatrizam ou que continuam a crescer devem buscar o mutirão deste sábado. Além do AAL, outras unidades de saúde participam do mutirão e podem ser consultadas no site da SBD (https://www.sbd.org.br/dezembrolaranja/)
A campanha
A campanha do Dezembro Laranja, é organizada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) desde 2014, e o HUGV vem participando desde a primeira edição. A campanha promove a conscientização a respeito dos riscos do câncer de pele, orientando a população a manter hábitos adequados de proteção solar (fotoproteção) e a realizar regularmente visitas ao dermatologista para obter uma avaliação especializada conforme necessidade.
O câncer da pele responde por 33% de todos os diagnósticos desta doença no Brasil, sendo que o Instituto Nacional do Câncer (INCA) registra, a cada ano, cerca de 185 mil novos casos. O tipo mais comum, o câncer da pele não melanoma, tem letalidade baixa, porém seus números são muito altos. A doença é provocada pelo crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele. Essas células se dispõem formando camadas e, de acordo com as que forem afetadas, são definidos os diferentes tipos de câncer. Os mais comuns são os carcinomas basocelulares e os espinocelulares, responsáveis por 177 mil novos casos da doença por ano. Mais raro e letal que os carcinomas, o melanoma é o tipo mais agressivo de câncer da pele e registra 8,4 mil casos anualmente.
brasil policia federal jair bolsonario investigação ads amazonas feira oportunidade peixe manaus compra amazonas manaus alemanha economia exportação discriminação manaus amazonas procon am festival de parintins parintins amazonas boi garantido indigenas isolados investigação manipulação comissão pastoral da terra imagem oab OAB-AM manaus Jean Cleuter Simões Mendonça amazonas Projeto Voo Campeão amazonas manaus esporte cultura manaus amazonas expoartes artesa show manaus led amazonas Festival Nema
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris. But I must explain to you how all this mistaken idea of denouncing pleasure and praising pain was born and I will give you a complete account of the system, and expound the actual teachings of the great explorer....