Além de arranha-céus modernos, Doha, no Catar, pulsa cultura em museus e mercados

É inevitável que a Copa do Mundo de 2022 no Catar tenha direcionado nossa atenção para a cultura, os costumes e o povo deste país árabe, em especial também para sua capital, Doha.


Principal porta de entrada do Catar, a cidade de mais de 2,3 milhões de habitantes é fascinante já nos primeiros momentos, quando saímos do Aeroporto Internacional de Hamad.


Eleito o melhor do mundo em 2021 e 2022 ao concentrar luxo, sofisticação, tetos altos, mais de 30 opções gastronômicas, e por aí vai, ele é um prenúncio do que encontraremos pela frente.


Recentemente estive em solo catari para acompanhar a primeira partida entre Brasil e Sérvia, onde magistralmente nosso time venceu o adversário por dois gols a zero.


Na rápida passagem pelo país, além de todo o clima de festa instaurado pelos milhares de ávidos torcedores das nacionalidades mais distantes, pude notar que Doha transpira uma cultura autêntica e muita arte, fato que é potencializado pelos seus grandes e arrojados museus.


Assim, a imagem dos ultratecnológicos arranha-céus, que de fato impressionam, é apenas uma parte que compõe a capital.


Mercado tradicional que pulsa cultura e arquitetura original catari, com um labirinto de lojas com produtos da Oriente Médio, e ainda enormes instituições de arte com agendas intensas de mostras e exposições fixas garantem que Doha olhe para o futuro mas ainda honre suas tradições.


Logo, é certeza que esta projeção mundial continuará mesmo com o fim da Copa.


Além dos jogos, a realização da Copa trouxe para Doha uma agenda paralela de incríveis exposições de arte e, por consequência, jogou luz às instituições culturais que a capital inaugurou ao longo das últimas décadas.


São construções grandiosas e arrojadas que dispõem de coleções importantíssimas para mergulharmos em culturas do Oriente Médio, na Arte Islâmica e também para entrarmos em contato com mostras de nível mundial – que digam as instalações da japonesa Yayoi Kusama e da suíça Pipilotti Rist.


Meus destaques vão para a arquitetura, as coleções e as exposições temporárias do Museu Nacional do Catar, do Museu da Arte Islâmica e também para o hub de inovação M7, que abriga uma interessante mostra sobre a marca de moda italiana Valentino.


Foto: Gilbert Sopakuwa


Fonte: Com informações da CNN