A Agência de Segurança da Saúde do Reino Unido (UKHSA) emitiu um alerta na sexta-feira (2) diante do aumento das infecções por bactérias estreptococo do grupo A. Seis crianças menores de dez anos morreram nos últimos dias. Uma das doenças causadas por essas bactérias é a escarlatina, justamente a que tem sido objeto de preocupação das autoridades sanitárias britânicas.
Em nota, a UKHSA relata que já havia um aumento de casos de escarlatina ‘maior do que o esperado’ no verão, que terminou em setembro, e que o patamar se manteve elevado, com 4.622 notificações em dez semanas.
O número é 257% maior do que a média para os mesmo período dos últimos cinco anos, ressalta a agência.
“Dado o potencial para apresentações graves em crianças, continua sendo importante que os casos de escarlatina sejam tratados prontamente com antibióticos para limitar a propagação e reduzir o risco de possíveis complicações nos casos e seus contatos próximos. Devido a essas complicações incomuns, mas potencialmente graves, os médicos e as equipes de proteção à saúde devem continuar atentos aos possíveis aumentos da doença invasiva e manter um alto grau de suspeita clínica ao avaliar os pacientes, principalmente aqueles com infecção viral anterior (incluindo varicela) ou contatos próximos de escarlatina”, diz o comunicado.
A escarlatina se manifesta por meio de lesões na pele, que começam no rosto e depois se espalham para o resto do corpo.
“A erupção cutânea é pior nas dobras da pele, como a dobra entre as pernas e o tronco. À medida que a erupção cutânea diminui, a pele descasca. Caroços vermelhos se desenvolvem na língua, que é revestida com um filme branco amarelado. O filme então descama, e a língua parece vermelha (língua com aspecto de framboesa)”, descreve o Manual MSD de Diagnóstico e Tratamento.
O guia médico ainda pontua que, embora a doença seja incomum hoje em dia, surtos ainda ocorrem.
“Ela [escarlatina] tende a se espalhar quando as pessoas têm contato estreito entre si – por exemplo, em escolas ou creches. A escarlatina ocorre principalmente em crianças, geralmente após uma faringite estreptocócica, mas às vezes após infecções estreptocócicas na pele.”
A escarlatina é uma das doenças causadas por bactérias estreptococos do grupo A. Elas se disseminam por meio de secreções (gotículas de tosse e espirro) ou pelo contato com feridas e úlceras da pele de alguém infectado.
O surto de escarlatina ocorre em meio a um aumento geral das notificações de doença invasiva por estreptococo do grupo A (iGAs, na sigla em inglês).
“Em crianças menores de 10 anos, a taxa de infecção por iGAS foi maior do que os níveis relatados nos anos anteriores à pandemia de Covid-19, mas substancialmente maior do que nos últimos dois anos. As investigações estão em andamento após relatos de um aumento nas infecções por GAS do trato respiratório inferior , particularmente empiema [bactérias na cavidade pleural], em crianças nas últimas semanas”, complementa a UKHSA.
Foto: REPRODUÇÃO/MANUAL MSD
Fonte: Com informações do R7
policia federal brasil jair bolsonario investigação peixe oportunidade amazonas compra feira ads manaus manaus amazonas economia alemanha exportação manaus discriminação amazonas procon am amazonas boi garantido festival de parintins parintins indigenas isolados investigação imagem comissão pastoral da terra manipulação manaus amazonas Jean Cleuter Simões Mendonça OAB-AM oab amazonas manaus Projeto Voo Campeão esporte amazonas expoartes artesa cultura manaus Festival Nema amazonas manaus show led
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris. But I must explain to you how all this mistaken idea of denouncing pleasure and praising pain was born and I will give you a complete account of the system, and expound the actual teachings of the great explorer....