Em meio ao impasse envolvendo o mandato da vereadora Lindynês Leite (PMN), uma confusão generalizada foi registrada nesta segunda-feira (5), entre vereadores de Manacapuru (a 84 quilômetros de Manaus). As discussões ocorreram durante a votação da nova mesa diretora da Câmara Municipal do município.
O vídeo que circula nas redes sociais mostra o momento em que o atual presidente da Casa, Sassá Jefferson (Republicanos), lê a ação que havia resultado na cassação do mandato da vereadora Lindynês Leite (PMN), por suposto excesso de faltas em sessões da Câmara.
Na ocasião, a parlamentar aparece rasgando o documento, e apontando o dedo para Sassá. O bate-boca logo dá início a uma confusão generalizada na sessão, que foi suspensa por conta da discussão.
Justiça devolveu mandato à vereadora
A liminar que devolveu o mandado à vereadora é do desembargador João de Jesus Abdala Simões, plantonista do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), e foi concedida no sábado (3).
A ação movida contra a parlamentar foi protocolada pelo primeiro suplente da Câmara de Manacapuru, Robson Nogueira, que assumiria a vaga, caso a Justiça não tivesse concedido a liminar em favor da vereadora.
Na decisão que suspendeu a cassação, o desembargador João de Jesus Abdala Simões argumentou que não foi concedido amplo direito de defesa à vereadora e destacou que a perda do mandato deveria ter sido declarada pela Mesa Diretora da Câmara e não pelo presidente da Casa, o vereador Sassá Jefferson (Republicanos).
"O próprio Ato do Presidente da Câmara n. 01/2022 (fls. 11-12), que determinou a extinção do mandato, não demonstra que foi oportunizado à vereadora o exercício do contraditório e da ampla defesa, assegurado no §2º, do art. 105, do Regimento Interno da Câmara de Manacapuru (...). Ademais, o referido dispositivo legal dispõe que a perda do mandato será declarada pela Mesa da Câmara e não por ato unilateral do Presidente", diz o Mandado de Segurança.
Foto: Reprodução
Vereadora diz estar sendo perseguida
Em pronunciamento nas redes sociais, no domingo (4), a vereadora Lindynês Leite disse que sofreu um "golpe político". Segundo ela, o presidente da Câmara utilizou o período em que a parlamentar estava afastada das atividades da Casa, em 2021, para cuidar da avó e da mãe, que estavam internadas com Covid-19 em estado grave.
"Estava dentro do hospital de campanha, acompanhando a minha avó e a minha mãe que estavam em estado grave. Inclusive, infelizmente, a minha avó veio a óbito, e mesmo com toda a dor que eu estava sentido de cuidar da minha mãe. E por todo o amor que tenho pela minha mãe e minha família, e decidi acompanhá-la no hospital. Entrei em luto, e comuniquei a secretária da Câmara, comuniquei o presidente Sassá sobre tudo o que estava acontecendo, no qual o regimento internado da Casa me permite estar afastada pelos motivos que acabei de explicar", disse.
Na sequência do vídeo, Lindynês Leite mostra prints (imagens) do que seriam conversas com o presidente Câmara de Manacapuru, Sassá Jefherson, e a secretária da Casa, nas quais ela justifica as ausências.
Segundo a Comissão Processante, a vereadora teria comparecido a menos de 50% das sessões, o que teria violado o regimento interno. O permitido é faltar a até 33,3% das sessões.
Além de argumentar que havia justificado as faltas, a parlamentar disse que a decisão de Sassá seria uma retaliação a ela, que declarou apoio à chapa adversária nas eleições da nova Mesa Diretora, realizadas nesta segunda-feira (5).
ufam literatura livros doação manaus vagas educação amazonas cetam manaus oportunidade manaus educação iel oportunidade decoração largo de são sebastião amazonas manaus natal amazonas cinema filme manaus diego bauer 10ª edição do Amazônia (Fi)Doc policia federal investigação brasil jair bolsonario peixe oportunidade feira manaus ads compra amazonas exportação amazonas manaus alemanha economia discriminação amazonas procon am manaus amazonas boi garantido parintins festival de parintins
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris. But I must explain to you how all this mistaken idea of denouncing pleasure and praising pain was born and I will give you a complete account of the system, and expound the actual teachings of the great explorer....