Sejusc realiza ação preventiva em prol de crianças e adolescentes durante ‘Copa na Arena’

 

A Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) realizou, nesta segunda-feira (05/12), uma ação preventiva no “Copa na Arena” em prol de crianças e adolescentes, com foco nas crianças menores de 5 anos. A iniciativa ocorreu durante a transmissão do duelo entre Brasil e Coreia do Sul pela Copa do Mundo, promovida pelo Governo do Estado na Arena da Amazônia Vivaldo Lima, na zona centro-sul de Manaus.

 

Coordenada pela Secretaria Executiva de Direitos da Criança e Adolescente (Sedca), a ação tem o objetivo de conscientizar e orientar a sociedade sobre as violações de direitos de crianças e adolescentes e contou com orientação acerca do assunto.

 

O titular da Sejusc, Emerson Lima, ressaltou o cuidado do governador Wilson Lima em realizar ações como essa, que tem o intuito de proteger as crianças e adolescentes do estado.

 

“A ação de hoje (05/12) visa garantir os direitos do público infantojuvenil nesses grandes eventos, nos quais é proibida a presença de crianças menores de 5 anos. Preservar a vida das nossas crianças é o dever do Estado, e vamos continuar trabalhando políticas públicas em favor delas”, disse o gestor.

 

De acordo com a gerente de Promoção de Direitos da Criança e Adolescente da Sejusc, Jaqueline Nogueira, a pasta está acompanhando o evento “Copa na Arena”, com ações preventivas para proteger o público infantojuvenil.

 

“Existe a portaria do Juizado da Infância e Juventude que regulamenta a proibição de crianças menores de 5 anos em grandes eventos. Com isso, estamos com ação de conscientização para que a sociedade fique ciente dos direitos das crianças. Nós acompanhamos as entradas, orientamos e sensibilizamos as famílias”, afirmou Jaqueline.

 

A ação também contou com um posto focal para as crianças perdidas, bem como para objetos achados e perdidos. 

 

Portaria

A Portaria nº 001/2019 do Juizado da Infância e Juventude Infracional proíbe a entrada e permanência de crianças e adolescentes em grandes eventos e conta com o apoio de toda rede de proteção. 

 

Acessibilidade

O evento contou também com as equipes técnicas da Secretaria Executiva da Pessoa com Deficiência (SePcD), que disponibilizam cadeiras de rodas para os torcedores com dificuldade de locomoção.

 

FOTOS: Vitor Lima/Sejusc 

Fonte: Com informações da assessoria