Nesta terça-feira (06), cerca de 340 estudantes da Escola Estadual Professor José Bernardino Lindoso (Quarentão), na zona norte de Manaus, receberam a Orquestra de Repertório Popular do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro em uma apresentação de musicais natalinos que encantou a todos. Nesta quarta (07), são os estudantes do Instituto de Educação do Amazonas (IEA) que recebem a programação "O Mundo Encantado do Natal".
O projeto “Natal nos Cetis” é uma iniciativa do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e Fundo Promoção Social (FPS), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc). E despertar o interesse artístico dos alunos da rede pública de ensino, promovendo a integração com a Orquestra de Repertório Popular do Liceu está entre os objetivos da ação.
As apresentações contaram com canções brasileiras e mensagens natalinas como "Christmas The Joy & Spirit" (Sammy Nestico), "Serrado" (Djavan), "Mestre Sala dos Mares" (João Bosco e Aldir Blanc) e "Foi assim" (Paulo André e Rui Barata).
O diretor do Liceu, maestro Davi Nunes, afirma que as atividades natalinas chegarão em mais 20 escolas estaduais, neste ano. “Nossas apresentações nas escolas aproximam os estudantes dessas instituições com os do Liceu. É demonstração da arte que os alunos aprenderam no decorrer do ano. Colocar alunos para apresentar gera identificação entre os adolescentes e tem essa procura para estudar no Liceu, que é um grande benefício para a sociedade”, afirmou o maestro.
De acordo com Luciana Aguiar, diretora da escola Bernardino Lindoso, as apresentações são importantes para desenvolvê-los artisticamente. “É uma alegria receber a orquestra na escola, isso possibilita que nossos alunos tenham o primeiro contato com uma apresentação de orquestra e esperamos que eles aproveitem e despertem interesse em desenvolver habilidades artísticas”, explicou a gestora.
Alunos aprovam
A maioria dos alunos da escola estadual presenciaram pela primeira vez uma mostra orquestral. Os estudantes Lucas Souza e Ana Alice contaram como a experiência influencia em suas percepções musicais. “A apresentação é muito legal, principalmente por tocar músicas de tema natalino, que trazem a paixão e felicidade de dezembro”, disse Lucas Souza, de 18 anos.
Para a aluna Ana Alice, 17, a Orquestra é uma oportunidade de sair do cotidiano, “Eu gostei da apresentação, pois conhecemos artistas que não estão no nosso dia a dia. Eles nos mostraram as artes do Liceu de Manaus e nos informaram sobre as programações de Natal que acontecem no Teatro Amazonas, que é muito lindo”, conta a estudante.
O Governo do Amazonas tem levado, desde novembro, as apresentações do “O Mundo Encantado do Natal” às escolas de Manaus e do interior do estado. Outras informações sobre o projeto podem ser encontradas nas redes sociais do @liceudoam e Portal da Cultura (https://cultura.am.gov.br/).
FOTOS: Grego Kellaris/Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa
manaus doação literatura livros ufam oportunidade amazonas manaus vagas cetam educação manaus iel oportunidade educação amazonas largo de são sebastião decoração natal manaus 10ª edição do Amazônia (Fi)Doc cinema filme amazonas diego bauer manaus policia federal jair bolsonario investigação brasil oportunidade ads feira manaus peixe amazonas compra amazonas economia alemanha exportação manaus discriminação procon am amazonas manaus festival de parintins parintins amazonas boi garantido
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris. But I must explain to you how all this mistaken idea of denouncing pleasure and praising pain was born and I will give you a complete account of the system, and expound the actual teachings of the great explorer....