'Universo Geek' ganha cada vez mais espaço em Manaus


Já não é de hoje que as séries, filmes, livros e quadrinhos fazem a cabeça não só de crianças mas também de jovens e adultos. Por isso vemos uma série de eventos geek acontecendo todos os anos não só no Brasil mas também ao redor do mundo. Esses eventos atraem uma legião de fãs que cresce a cada edição, e com isso os participantes já esperam por novidades e atrações melhores com o passar dos anos.


O termo "nerd" ou "geek" ganhou força nos anos 2000, mas essas características já existiam desde Star Wars. Esse movimento vem em constante crescimento no Brasil e no mundo. As raízes da cultura geek foram se expandindo com os apaixonados por jogos eletrônicos, jogos de tabuleiro e RPGs.


No final da década de 1990 e início de 2000 os desenhos japoneses também ganharam aficionados geeks: Yu-Gi-Oh, Dragon Ball e Dragon Ball Z, Digimon, Pokémon e Cavaleiros do Zodíaco fizeram sucesso entre a garotada e mesmo sem ser exibidos há anos, até hoje alimentam a saudade dos agora adultos.



Foto: Divulgação 


Ainda na década de 2000, mais especificamente em 2008, com o lançamento de Homem de Ferro, da Marvel; e de O Homem de Aço, em 2013, da DC Comics, os super-heróis também entraram no universo geek. Cada um desses segmentos acaba por arregimentar fanáticos e fieis seguidores.


“Geek é uma palavra pequena, mas que reúne um universo gigantesco de pessoas distribuídas numa série de tribos que precisam ser satisfeitas em suas paixões. Fizemos uma contagem e conseguimos detectar mais de 12 tribos diferentes, que se complementam. Não é fácil juntá-las”, falou Alexandre Cardeira, sócio proprietário da Amazon Produções.


Temos a obrigação de atender igualmente a cada uma delas, porque são pessoas com opiniões muito fortes. Se ‘pisamos na bola’ com uma, nos ‘sujamos’ com todas”, completou.


Pesquisa realizada no Brasil com o público geek mostrou que 43% investe seu dinheiro em produtos de seu segmento; 63% gasta, em média, mais de R$ 100, por mês com determinado tipo de conteúdo geek e 84% o consome diariamente.



Foto: Divulgação 


“É inegável a tendência de crescimento desse mercado em Manaus e no país, pois, acompanha as tecnologias cada vez mais rápidas com mudanças a todo instante, novos conteúdos, novidades , e um público sempre mais ávido por consumi-las”, afirmou.


“Agora surge o universo paralelo, a nova palavra é o metaverso, tudo migrando para o mundo virtual. A pandemia colaborou com isso ao isolar as pessoas, que buscaram por novas formas de entretenimento. Se por um lado isso é ruim porque tira as pessoas do convívio com outras pessoas, por outro traz a comodidade de se fazer quase tudo sem precisar sair de casa”, ressaltou. 



Foto: Arquivo Pessoal 


Para estimular o convívio entre amigos e futuros amigos os eventos do universo Geek contam com um número de atividades como: airsoft baseado em filmes de sucesso tipo War Zone e Free Fire; kids zone e brinquedos infláveis (futebol de sabão, touro mecânico, pula-pula e duelo de cotonetes); cosplays em todos os ambientes; k-pop e just dance para quem quiser dançar, cantar e ensaiar para se apresentar no palco principal; luderia, com RPGs e jogos de tabuleiro; esportes radicais (tirolesa, pista de skate e parede de escalada); campeonatos virtuais; e vários espaços (dance, gamer/arcade, interativo, gamer retrô, e gamer lan house). Além das brincadeiras ocorre a presença de dubladores de personagens icônicos; exibição de filmes; bandas locais; pick-ups com DJs; e Youtubers, concluiu. 


Um lado social          


Alexandre lembrou que a Amazon Produções é uma empresa genuinamente amazonense, que já produziu e organizou vários grandes eventos no Amazonas como sete edições do Coca Cola Anime Jungle, em Manaus e Itacoatiara; Feira do Estudante do Norte; Amazon Board Game; Universo Geek Museu; Manaus By Night Music Festival; Festival Retrô Geek; RPG4KIDS; Feirões de Carros, entre outros.


  • Anime Jungle Party 


Foto: Divulgação 


Anime Jungle Party é um evento que surgiu em 2005 e atualmente, possui três edições por ano. Nos últimos anos, o Anime Jungle Party se tornou o maior evento sobre cultura pop japonesa na Região Norte do país, segundo a organização.


O interesse pela cultura asiática com animes, músicas, games e danças já reuniu no evento um público de aproximadamente 11 mil pessoas.


  • Amazon AnimexCon


Foto: Divulgação


Além dos dubladores dos animes mais famosos, o evento também conta com campeonatos de Cosplay, competição de K-pop, torneios de jogos eletrônicos, Arena Gamer, WarZone de Air Soft, Retro Games, Luderia, Card Games, RPG de Mesa, infláveis, praça de alimentação, cinema e boate e shows musicais.


O evento ocorre nos dias 09 e 10 de julho, e traz como atração uma transmissão simultânea com o evento ANIME FRIENDS SP, onde estarão os dubladores convidados do AMAZON ANIMEXCON. Outra atração programada para o esquenta são as competições de Cosplay e K-Pop, que prometem distribuir mais de R$5.000 em prêmios para os vencedores. Haverá também sorteios de ingressos e venda de tickets no modelo “compre um e ganhe outro”.


  • Universo Geek Museu


Foto: Divulgação 


O ‘Universo Geek Museu (UGM)’ ocorreu no dia (19/11), no Palacete Provincial, Centro de Manaus. O evento conta com concurso de cosplay, just dance, venda de histórias em quadrinhos, mangás e praça de alimentação. Confira a programação. Esta foi a sexta edição do evento, que é realizado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa.


Entre as programações, os visitantes encontram, estandes de vendas de HQs, mangás, livros e vinis. O público também pode prestigiar os espaços dos artistas, desenhistas e quadrinistas, além de exposição de colecionadores de action figures. O famoso just dance ainda anima os jovens, que disputam quem dança melhor.


Fonte: Redação