Como o trigo e derivados movimentam uma vida saudável?


Segundo o Ministério da Saúde, os derivados do trigo fazem parte do grupo dos alimentos energéticos, que devem ser consumidos de 6 a 11 porções diárias, dependendo do caso de cada pessoa. Mas, existe outro motivo para o cereal, e seus derivados, estarem na base da pirâmide alimentar: o grão fornece, além de energia, diversas vitaminas, minerais e proteínas. A partir dele são produzidos farelos, farinhas e até mesmo óleo (extraído do gérmen).


A farinha de trigo, por exemplo, é a base para as mais deliciosas receitas, como pães, panquecas, massas, biscoitos salgados…Mas, você sabe qual a importância dessas fontes de carboidrato na sua rotina? 


No café da manhã


Enquanto dormimos, o corpo continua trabalhando para garantir as funções básicas: respirar, manter a circulação e os órgãos em funcionamento, e também construir novas células e queimar gordura. Isso ocorre por cerca de 8 horas, sem que o organismo receba qualquer tipo de “combustível”.


Ao acordar, precisamos repor toda a energia usada pelo corpo durante o sono, por isso a necessidade de quebrar o tempo de jejum com um bom café da manhã.


Pular essa primeira e importante refeição é uma prática bem comum na vida de muitas pessoas, mas não é um hábito tão inocente quanto parece, pois pode aumentar os níveis de alguns hormônios que estão relacionados ao estresse e mau humor, além de favorecer o maior consumo de calorias ao longo do dia.


Presente na rotina de milhares de brasileiros, o pão é uma das opções mais indicadas para realizar essa reposição energética - não é à toa que ele acompanha a história da humanidade há cerca de seis mil anos.


Antes e depois de se exercitar


Para além do café da manhã, fontes de carboidrato também são grandes aliadas na prática de atividades físicas e no ganho de resultados. Antes dos exercícios, esse tipo de macronutriente fica armazenado no organismo na forma de glicogênio, uma substância essencial para o fornecimento de energia. Já após, atua na recuperação energética, muscular e de ligamentos.


Com tantos benefícios, não tem como ver aquele pãozinho ou uma bela macarronada como “vilões”, não é mesmo?! Desde que consumidos de forma balanceada, todos os alimentos são muito bem-vindos.

Foto: Divulgação

Fonte: Com informações da Assessoria de Imprensa