A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 2201/21, que prioriza a matrícula de crianças e adolescentes com deficiência e doenças raras em creches, pré-escolas e escolas de ensino fundamental e médio mantidas ou subsidiadas pelo poder público.
A relatora no colegiado, deputada Professora Dorinha Seabra Rezende (União-TO), recomendou a aprovação da proposta. “A concorrência por matrículas pode deixar crianças e adolescentes com deficiência fora da escola, agravando o isolamento social e atrasando o desenvolvimento de potencialidades”, disse.
De autoria da senadora Nilda Gondim (MDB-PB), o texto modifica o Estatuto da Criança e do Adolescente, o Estatuto da Pessoa com Deficiência e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). Já aprovado pelo Senado, o projeto assegura ainda o provimento de material didático adaptado às necessidades dos estudantes.
Como aconteceu na Comissão de Seguridade Social e Família, o parecer aprovado foi favorável ao texto principal e contrário aos dois apensados (PLs 3648/21 e 2880/21).
Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pelas comissões de Educação; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Foto: educacao.am.gov.br
consumo de peixe peixe manaus semana santa amazonas venda de peixe em manaus Wilson Lima amazonas Segurança Pública do Estado manaus reajuste lgbt cultura manaus amazonas cinema cultura manaus arte música amazonas Festival Zero 92 conversa cultura livraria valer indigenas manaus amazonas plataforma recursos humanos amazonas senai banco de talentos manaus video policia amazonas radares de velocidade fios de cobre manaus detran FAO Corredor Criativo da Amazônia manaus amazonas denuncia ipaam resgae amazonas manaus caprichoso garantido manaus amazonas feijoada