A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) realizou a 1ª Oficina de Saúde Integral LGBTQIAP+ com os representantes dos Núcleos de Educação Permanente e Humanização em Saúde (NEPSHUs), das unidades de saúde da SES-AM da capital. O encontro ocorreu na segunda-feira (12/12), na Universidade Nilton Lins, na zona centro-sul de Manaus.
A ação faz parte da implementação da Política Estadual de Saúde Integral LGBTQIAP+ do Amazonas e visa oferecer assistência humanizada a essa população, como explica o secretário executivo adjunto de Políticas em Saúde da SES-AM, Lindinaldo Gomes.
“Começamos a trabalhar as bases da política de saúde LGBT, que foi publicada através da Portaria nº 239, de 11 de maio de 2021, com o objetivo de inserir, no processo de assistência e cuidado, os conceitos e as bases de acolhimento a essa população, considerando todos os seus diferenciais e suas características”, informou o gestor.
Promoção da saúde
A coordenadora estadual de Saúde LGBTQI+, Vivian Marangoni, destaca que a oficina incentiva o trabalho de fortalecimento na rede estadual para a promoção da saúde integral a este grupo, com a participação ativa dos coordenadores dos núcleos de humanização das unidades e os demais profissionais.
“Os coordenadores dos NEPSHUs são os braços que serão fundamentais para que a gente consiga, enfim, oferecer uma saúde de qualidade, além de garantir o respeito à diversidade e os direitos das pessoas LGBTQIAP+, como por exemplo, o nome social. O evento é um momento privilegiado para abordar de forma integral questões específicas de saúde LGBT, incluindo aspectos de saúde mental e saúde física, mas fazendo uma reflexão também sobre condicionantes sociais, étnicos e econômicos na saúde”, disse a coordenadora.
Participação
O encontro recebeu profissionais dos núcleos de humanização de várias unidades de saúde do Estado, incluindo Policlínicas, Maternidades, Centros de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (Caics), os Centros de Atenção Integral à Melhor Idade (Caimis), além da rede de urgência e emergência, dos Prontos-Socorros e Hospitais, e das Fundações de saúde.
O evento foi realizado com o apoio dos movimentos sociais que compõem o comitê interinstitucional de política LGBTQIAP+ no Amazonas. Teve ainda a contribuição da doutoranda e ativista trans Michele Pires, com a apresentação da história da luta LGBTQIA+ e saúde pública no Brasil e no Amazonas, e a participação da equipe do Ambulatório de Diversidade Sexual e Gêneros da Policlínica Codajás, unidade da SES-AM.
Calendário
Os profissionais da SES-AM, juntamente com os representantes dos núcleos, construíram um calendário de formações a serem realizadas nas unidades de saúde em 2023. O objetivo da programação é expandir a capacitação com as equipes e melhorar o atendimento.
Política Estadual de Saúde
O Amazonas é o primeiro estado da região Norte e o quinto no Brasil a ter uma política de saúde voltada à população LGBTQIAP+, por meio da Portaria nº 239, de 11 de maio de 2021.
O objetivo da política é promover a saúde integral desta população, eliminando a discriminação e o preconceito institucional e contribuindo para a redução das desigualdades. Além disso, o objetivo central é consolidar o Sistema Único de Saúde (SUS) como sistema universal, integral e equânime.
Corredor Criativo da Amazônia FAO manaus amazonas resgae manaus ipaam denuncia amazonas caprichoso feijoada manaus garantido amazonas amazonas Fundo Podáali inscrições indigenas universidade manaus Jogos Universitários do Amazonas jogos universitarios amazonas show cacique ramos manaus pagode ingressos amazonas amazonas manaus Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade paixão de cristo educação indigenas fas amazonas manaus manaus Ariá lançamento alimento de memória afetiva livro amazonas amazonas comunidade Moju-Miri manaus laboratório