O mês que é lembrado pelo período de férias e festividades, também carrega uma cor que representa uma causa importante, a proteção aos animais. Por isso, o Nacional Futebol Clube aderiu à campanha Dezembro Verde que tem como objetivo combater os maus-tratos e abandono de animais. Para a ação, o clube mudou os perfis das redes sociais, mostrou as duas cadelas que foram adotadas pelo Centro de Treinamento Barbosa Filho e se tornaram as mascotes do elenco azulino, além de indicar como e onde adotar seu ‘melhor amigo’.
Vigia do Naça há mais de 20 anos, Jander Santos Lira, 50, é um dos responsáveis por cuidar dos animais acolhidos. Ele contou que desde que chegou ao CT do Mais Querido, o clube adotou seis cachorros que estavam abandonados, com graves ferimentos e famintos. O colaborador fala do amor, carinho e cuidado que tem por eles e agradece a todos do clube que mostram afeto pelos bichos.
“Desde que cheguei aqui já adotamos seis cachorros, todos sem raça definida, a Bolinha, Pretinha, Belinha, Sasha, Amarelinha e o Claudinho, mas como é processo da vida perdemos três de velhice mesmo. Eles geralmente chegam aqui bem ruins, machucados, famintos e amedrontados, mas nunca violentos. Hoje só temos a Bolinha e a Amarelinha e todas as vezes que chega um elenco novo, no começo, elas estranham, mas depois pegam amizade e confiança, daí fazem graça”, garante. O vigia azulino admite que as duas cadelas até ajudam na segurança do local de trabalho, declara que elas são suas melhores amigas e emocionado fala do tratamento e sentimento pelas mascotes. “Tem que ser assim como a gente faz, adotar com carinho, não judiar, não maltratar. É uma vida também. A gente não tem que abandonar, quando morrer, a gente não pode fazer nada. Aqui elas são minhas parceiras de trabalho e minhas amigas”, afirma.
Natural de Taubaté (SP), o meia, Léo Aquino, 27, é estreante no futebol nortista e apaixonado por animais, tanto que tem um cãozinho e admite sentir saudades do pequeno Teddy. Ele revela o encantamento com os animais que aparecem no CT, agradece por fazer parte de um grupo preocupado com todos e revela o carinho pelas mascotes nacionalinas.
“É maravilhoso, animal eu costumo dizer que é o melhor amigo do homem e aqui não é diferente, os animais vem para brincar e a gente retribui o carinho. Estou muito feliz, são cachorros adoráveis. Por isso, é muito importante termos esses bichinhos ao nosso lado. Hoje em dia, o povo prefere comprar, ao invés de adotar. Você vê um monte de animal abandonado e se cada um fizer a sua parte, essa realidade vai mudar. O que o Nacional está fazendo é de extrema importância, por ter milhares de seguidores e um grande alcance, isso ajuda a promover as lutas em prol desses assuntos especiais e servir de exemplo, por ter adotado animais abandonados”, ressalta.
No último dia 10 de dezembro foi celebrado o Dia Internacional do Direito dos Animais, e dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que no Brasil existem cerca de 30 milhões de animais abandonados. Desse total, são mais de 10 milhões são gatos e 20 milhões são cães. O professor universitário e médico veterinário, George Schmalz, 29, parabenizou o Nacional pela ação e destacou a importância da adoção.
“Eu gostaria de parabenizar a iniciativa do Nacional Futebol Clube e a oportunidade de falar do assunto. O Dezembro Verde é justamente o combate ao abandono e aos maus-tratos aos animais. É muito importante que a pessoa que deseja ter um animal, pense se quer comprar ou adotar e é necessário entender que os animais, assim como, nós, seres humanos, sentem fome, sede e medo. Então, deixar esse animal no sol, dias sem comer, sem acesso a água, deixar acorrentado sem chance de se locomover direito, é considerado maus-tratos. E tanto maus-tratos, quanto o abandono de animais é crime no Brasil e existe a pena de até detenção desses infratores”, advertiu.
“Quando a gente adota um animal estamos fazendo uma enorme boa ação a ele. Daremos um lar, evitamos que ele seja maltratado na rua, que sofra um atropelamento e ele vai ganhar uma família, com amor, carinho, proteção, felicidade e, com isso, estaremos contribuindo, tanto para a vida desse animal quanto para a sociedade em geral, pois existem algumas doenças que são classificadas como zoonoses, ou seja, são transmitidas do animal para os seres humanos. Adotar é um ato de amor ao animal e a nossa sociedade”, finalizou.
De autoria da Deputada Estadual, Joana Darc, a Lei 5.681 que aplica multa de R$ 50 mil e proibição de contrato com a administração pública por três anos de pessoas condenadas por maus-tratos aos animais no Amazonas foi uma conquista na proteção aos animais.
Adote seu mascote
A ONG Anjos de Rua existe há cinco anos e contribui com o controle populacional de animais abandonados, oferece atendimento em casos de maus-tratos, promove a adoção de vários animais em suas instalações, além de disponibilizar vacinação e castração a preços acessíveis.
Os interessados em adotar devem concluir um processo que inicia com o preenchimento de um formulário e com base nas respostas, cada pessoa terá seu perfil analisado e será comunicado se estará apto a adotar e se o pet escolhido será o ideal. A Anjos de Rua está localizada na Travessa Ouroeste, 2- Conjunto Jardim Paulista, bairro Aleixo, zona Centro-Sul de Manaus. CEP: 69.060-330. Para agendamento entrar em contato através dos números: 92 99136-3600/ 92 99350-7361; Dúvidas: 92 99321-3306; Adoções: 92 99136-1800. Email: contato@anjosderuamanaus.ong.br.
FOTOS: Deborah Melo
manaus doação livros literatura ufam vagas amazonas educação manaus cetam oportunidade iel educação manaus oportunidade largo de são sebastião decoração amazonas natal manaus amazonas diego bauer manaus cinema filme 10ª edição do Amazônia (Fi)Doc investigação jair bolsonario brasil policia federal ads feira manaus peixe oportunidade compra amazonas manaus alemanha exportação economia amazonas discriminação amazonas procon am manaus amazonas boi garantido parintins festival de parintins
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris. But I must explain to you how all this mistaken idea of denouncing pleasure and praising pain was born and I will give you a complete account of the system, and expound the actual teachings of the great explorer....