Por que a Copa do Mundo de Futebol mexe tanto com as emoções das pessoas? Psicóloga do AM explica


Milhões de brasileiros se entregam às emoções quando se trata do futebol, ainda mais quando começa a Copa do Mundo. Esse evento mexe, além de um simples desejo de torcer para a seleção brasileira, muda também o nosso dia a dia do corpo e mente. Os batimentos cardíacos aceleram, a mão começa a suar, a respiração fica ofegante e os olhos não desgrudam da tela. Uma paixão nacional, que move pessoas de diferentes idades, religiões, classes sociais, etnias e culturas. Mas por que esse mundial causa tantas emoções?


De acordo com Suzane Anselmo, psicóloga especialista em relação parental e família, formada em neurociência e desenvolvimento humano, psicologia positiva, saúde mental, felicidade humana e analista de perfil comportamental. O ser humano busca por pertencimento, emoções positivas e sentimento de importância, quando se trata de uma copa mundial, toda a sociedade muda o comportamento, são enfeites, decoração, acessórios, vestimenta, reuniões familiares, álbum de figurinhas, dispensa do trabalho, enfim todo o comportamento e rotina humana mudam. 


Segundo a psicóloga, mesmo quem não gosta de futebol, acaba por envolver-se nos encontros, nos bolões, na “tribo de quem gosta” de futebol e assim se sentem pertencentes.


Durante os jogos as pessoas sentem o coração bater mais forte, sorriem, choram, vibram, gritam, se abraçam e todas emoções geram hormônios de adrenalina, testosterona, oxitocina e endorfina, que geram sensação de bem-estar e alegria. "Ou seja, emoções e hormônios positivos", explicou a especialista.  


"É por isso que pessoas apaixonadas por Copa do Mundo costumam ter emoções mais intensas durante os jogos", disse Suzane.


Para os entusiasmados estes possuem memórias em família, em ambientes em que estava conectados ou a simples paixão natural pelo futebol.


Sentimento de pertencimento


Suzane ressaltou que, de fato, sentir-se parte de um grupo traz muitos benefícios, como aumentar nosso senso de proteção, segurança e conforto, bem-estar, inclusão, memórias de importância e reconhecimento que são essenciais à natureza humana.


É possível controlar as emoções?


É diante de tantos significados e de uma importância histórica tão grande na vida de milhares de brasileiros que as emoções envolvendo a Copa do Mundo aparecem. Pode ser desafiador fazer o gerenciamento de todas elas, mas a psicóloga garante que é possível. Veja algumas recomendações.


- curtir o processo, a reunião de amigos, o momento e não depositar toda a expectativa sobre o resultado final do jogo, 

- aprender a administrar a ansiedade/ frustração. Sabendo que no jogo se ganha ou se perde. 

- criar memórias impactantes de forma positiva, seja na preparação que antecede ao jogo ou seja durante e depois. 

- celebrar cada etapa, cada fase, cada gol, ou cada momento. 

- lembrar-se que é algo importante sim, mas mais importante serão os risos, os abraços, a torcida e a união e confraternização entre pessoas.

Fonte: por Suzane Anselmo - psicóloga especialista em relação parental e família, formada em neurociência e desenvolvimento humano, psicologia positiva, saúde mental, felicidade humana e analista de perfil comportamental