Com toda a área urbana em LED, Prefeitura de Codajás estima reduzir em até 60% custos com iluminação pública


Após o Governo do Amazonas substituir 1,5 mil lâmpadas convencionais por luminárias de LED em Codajás (a 240 quilômetros de Manaus), a prefeitura do município espera reduzir de 50% a 60% os custos com a iluminação pública. A nova tecnologia utilizada em 100% da área urbana é sustentável, mais eficiente e consome menos energia.


A substituição foi feita por meio do programa Ilumina+ Amazonas, executado pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE). Segundo o coordenador executivo do órgão, engenheiro civil Marcellus Campêlo, a redução de custos com manutenção, com a troca de lâmpadas e na conta de energia é uma das vantagens proporcionadas pela utilização de LED. Mas, o mais impactante mesmo é o benefício social, diz ele.


“Com uma iluminação adequada, a população se sente mais confortável para socializar com vizinhos, para praticar atividade física, as crianças brincam mais nas ruas, o comércio fica mais movimentado, entre outros hábitos tradicionais que são retomados”, destacou Campêlo.


Em Codajás, eram utilizadas lâmpadas a vapor de mercúrio, que têm a cor amarelada, prejudiciais ao meio ambiente e à saúde das pessoas, além de metálicas, que são menos eficientes e com baixo fluxo luminoso.


Redução de custos - Atualmente, a população de Codajás não paga, de forma direta, a taxa de iluminação pública, ficando os custos integralmente a cargo da gestão municipal. A prefeitura local estima, portanto, que fará uma economia significativa com a mudança de tecnologia. Com isso, o município poderá utilizar os recursos para investimento em outras áreas prioritárias.


Conforme dados da Avanço Construções, empresa que executa os serviços no interior, a redução no consumo de energia a partir da implantação de iluminação pública de LED em Codajás já está em torno de 52%, considerando a diferença de potências entre as luminárias instaladas e as retiradas.


Com as lâmpadas antigas e defasadas, o consumo era de 81,7 MWh/mês e, com as novas luminárias, baixou para 38,7 MWh/mês. A economia imediata, estimada em 42,8 MWh/mês, implica em mais recursos para o município e menos queima de combustíveis fósseis, usados na geração de energia em praticamente todo o interior do Amazonas.


Em reais, considerando a tarifa de R$ 0,44 centavos por quilowatt/hora paga à concessionária de energia, acrescida dos impostos, a previsão é que a Prefeitura de Codajás economize, em um período de dez anos, R$ 3,1 milhões (com aplicação do reajuste médio anual de 7%).


Segundo o secretário de Infraestrutura do município, Sergilb Carvalho, os investimentos feitos pelo Governo na cidade beneficiarão a população a curto, médio e longo prazos. "A gente vem fazendo reparos frequentes. Onde não existia iluminação, nós colocamos e, agora, substituindo por LED, ficou melhor ainda", afirmou.


Os locais beneficiados com a iluminação de LED em Codajás são: avenida Badajós, bairros Bela Vista, Colônia, Laguinho, Eduardo Ribeiro, Grande Vitória, Minha Casa Minha Vida, Nova Conquista, Nova Esperança, PET, Santa Luzia, São Francisco, Centro, Comunidade Flores Bela, estrada Ozias Monteiro, Hospital, Nova Esperança e áreas próximas da ponte. Doze localidades receberam luminárias pela primeira vez, representando 20% do total de pontos instalados na cidade.


Desde o lançamento do programa de modernização da iluminação pública, em maio deste ano, mais de 54 mil pontos já foram implantados nos municípios do interior.

Foto: Divulgação

Fonte: Com informações da Assessoria de Imprensa