Em Manaus, Escola Municipal Ana Mota Braga realiza formatura dos alunos da EJA - 5ª Fase

Nesta quinta-feira (15), a Escola Municipal Ana Mota Braga, localizada no bairro Petrópolis, está em festa. Afinal, a instituição vai celebrar a Formatura dos alunos do projeto Educação de Jovens e Adultos (EJA) - 5º Fase.


De acordo com a pedagoga da instituição, Marcilene Almeida, a formatura foi sonhada desde o início do ano e, apesar das dificuldades, os alunos persistiram na conclusão do curso. "Por diversos motivos, os estudantes não conseguiram terminar o ensino regular. Então, entramos com a metodologia do EJA e eles finalizaram a quinta etapa.  Espero que eles continuem motivados para seguirem e, futuramente, consigam cursar uma faculdade", disse.


Ainda segundo Marcilene, na Escola Municipal Ana Mota Braga, os professores fazem mais do que ensinar, eles incentivam cada jovem e adulto a lutar por sua maior riqueza, o conhecimento. "Eles vão além do conteúdo e diário de classe, existe uma vontade de ver cada aluno vencer na vida", destacou. 


Ao todo, 19 alunos vão se formar nesta quinta. Porém, a turma finalizou apenas mais uma etapa do processo. Eles estão concluindo o Ensino Fundamental e vão seguir os estudos no Ensino Médio. "Cada nova etapa precisa ser celebrada. Por isso, durante o ano realizamos vários eventos para arrecadar dinheiro. Agradecemos cada ajuda, desde os itens vendidos no bazar, as rifas sorteadas e as doações de afeto", falou a pedagoga.


Parte dos alunos que vão se formar na EJA. Foto: Arquivo Pessoal


Sobre o EJA


A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino criada pelo Governo Federal que perpassa todos os níveis da Educação Básica do país, destinada aos jovens, adultos e idosos que não tiveram acesso à educação na escola convencional na idade apropriada. Permite que o aluno retome os estudos e os conclua em menos tempo e, dessa forma, possibilitando sua qualificação para conseguir melhores oportunidades no mercado de trabalho. 


A EJA é ofertada tanto no ensino presencial, como à distância (EAD), com o objetivo principal de democratizar o ensino da rede pública no Brasil. Anteriormente, a EJA era conhecida como supletivo. Hoje, é o programa é dividido em etapas, com abrangência do ensino fundamental ao médio. Confira:


EJA Ensino Fundamental: destinada a jovens a partir de 15 anos que não completaram a etapa entre o 1º e o 9° ano. Nessa etapa, os alunos imagem em novas formas de aprender e pensar. Tem duração média de 2 anos para a conclusão. 

EJA Ensino Médio: destinada a alunos maiores de 18 anos que não completaram o Ensino Médio, que completa a Educação Básica no Brasil. Ao concluir essa etapa, o aluno está preparado para realizar provas de vestibular e Enem, para ingressar em universidades. O tempo médio de conclusão é de 18 meses.



Fonte: da Redação do Porto de Lenha News