Após chover mais de 30% do que o esperado em Manaus; Inmet prevê mais chuvas

O volume de chuva registrado em Manaus somente na terça-feira (13) superou a marca de 30% do esperado para todo o mês de dezembro. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), foram registrados 76,3 mm em apenas 24 horas. A instituição prevê mais chuvas nas próximas semanas.


Durante o temporal de terça-feira, houve 21 chamados de emergência, incluindo desabamentos, alagações e deslizamento de barrancos, de acordo com a Defesa Civil Municipal.


Os meses de novembro e dezembro marcam a transição do período de seca para o período chuvoso na Amazônia. Nessa transição podem ocorrer pancadas de chuva em estados como o Amazonas.


No início do mês, a capital amazonense registrou uma tempestade ainda mais intensa, cujo volume de chuva chegou a 120 mm.


De acordo com a Andrea Ramos, do Inmet, a chuva que caiu sobre a capital na terça (14) pode ser classificada como extrema por conta do alto volume de água.


"Foi uma chuva forte, categorizada como extrema, por ter sido muito intensa, e causando problemas para a população. Em termos de média, a chuva esperada para o mês é de 253 mm. E só entre esta terça e quarta (14) essa chuva correspondeu a 30% do previsto para dezembro inteiro", explicou a meteorologista.

Ainda conforme a especialista, a expectativa é que continue chovendo com intensidade ao longo dos próximos meses.


"A tendência é ter, sim, bastante chuvas para as próximas semanas, a previsão está indicando mais chuvas para os próximos dias. Isso é normal por conta da época, quando ocorre o período de inverno amazônico. Isso acontece pelo fato da Zona de Convergência Intertropical - um extensa região de nebulosidade causada pela convergência de ventos e outros fatores meteorológicos- descer para o hemisfério sul, alimentando as chuvas em regiões como a Amazônia, por exemplo.", concluiu Andrea.

Foto: Reprodução

Fonte: Com informações do G1 Amazonas