O cuidado com a higiene, durante a manipulação de alimentos, é fundamental para reduzir o risco de doenças relacionadas ao consumo em estabelecimentos de serviços de alimentação. Seja consumidor ou empresário, essas boas práticas incluem orientações que vão desde a escolha e compra dos produtos a serem utilizados no preparo do alimento, até a venda ao consumidor.
Os diversos aspectos relacionados às boas práticas de manipulação de alimentos, como legislação, orientação técnica, implantação e fiscalização dessas regras são cobradas pela Vigilância Sanitária que, no Amazonas, é coordenada pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM).
No Amazonas, o Departamento de Vigilância Sanitária (Devisa) da FVS-RCP tem trabalhado, ao longo dos anos, orientando, capacitando, fiscalizando e investigando, em conjunto com as secretarias municipais de saúde, o cumprimento das boas práticas, como principal medida de evitar contaminações pelo consumo e promover a segurança e qualidade dos alimentos.
“Enquanto Vigilância em Saúde, desenvolvemos ações, incluindo a educação voltada aos estabelecimentos, para melhorar a segurança e reduzir o risco de doenças relacionadas ao consumo dos diversos tipos de alimentos, que vão desde a origem, transporte, armazenamento, processamento até a venda, incluindo as características de cada tipo de produto”, destaca o chefe do Departamento de Vigilância Sanitária da FVS-RCP, Jackson Alagoas.
As ações do Programa de Monitoramento de Alimentos no Amazonas incluem atenção a diferentes tipos de alimentos, como queijo e peixes, além de frutos amazônicos, como o tucumã e o açaí. Uma das estratégias do Devisa é a realização de capacitações com as vigilâncias sanitárias municipais ou mesmo com os trabalhadores, que atuam diretamente na manipulação dos alimentos.
Açaí
Nesta quarta-feira (14/12), a equipe do Devisa na FVS-RCP realizou, em parceria com a Vigilância Sanitária de Manaus (Visa Manaus) da Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa), uma ação educativa para batedores de açaí da capital sobre as boas práticas necessárias à manipulação desse alimento.
Durante a capacitação, foram apresentados os resultados das análises laboratoriais do fruto realizada pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas (Lacen-AM), integrante da fundação.
Um dos participantes do evento foi o batedor de açaí Cláudio Alves, de 44 anos. “É importante ter o cuidado para fazer o processo de uma forma bem cuidadosa, seja na lavagem e peneiração para tirar os talos e os resíduos (da palmeira do açaí). Lembrar de higienizar as máquinas e colocar os equipamentos de proteção corretamente e usar água de qualidade”, afirmou.
Alimento seguro
Um alimento seguro é aquele que não contém agentes ou substâncias nocivas em quantidades que possam causar danos à saúde do consumidor. Os cuidados e regras a serem adotados, durante todas as etapas do preparo dos alimentos, podem prevenir ou reduzir essas doenças.
peixe amazonas venda de peixe em manaus manaus semana santa consumo de peixe amazonas Wilson Lima manaus reajuste Segurança Pública do Estado amazonas cinema cultura manaus lgbt manaus Festival Zero 92 cultura música amazonas arte livraria valer manaus amazonas conversa indigenas cultura amazonas banco de talentos recursos humanos plataforma manaus senai fios de cobre manaus amazonas video radares de velocidade policia detran amazonas Corredor Criativo da Amazônia manaus FAO manaus amazonas resgae denuncia ipaam amazonas caprichoso feijoada garantido manaus