Estudantes da Faculdade Santa Teresa (FST) conquistaram o terceiro lugar no Concurso de Ideias de Arquitetura em Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (ATHIS). A premiação é organizada pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Amazonas (CAU/AM). A FST foi representada por três equipes, sendo o grupo ganhador formado pelas alunas Yasmin Barros Gomes, Samantha Gomes Gama e Thais Emanuele Vieira.
O coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo da faculdade, José Augusto Bessa Júnior, explica que o concurso tem um foco de extrema importância, pois propõe que os alunos apresentem ideias de intervenções urbanas que melhorem a vida das pessoas. Neste ano, diz ele, as propostas tinham que ser para a melhoria do bairro União da Vitória. “Essa é uma oportunidade excelente para os alunos colocarem em prática o que estão aprendendo em sala de aula, vivenciando desafios reais da profissão”, destacou.
Segundo a estudante Yasmin Barros, o bairro escolhido pela organização do concurso possui vários problemas e necessidades, como requalificação urbana, áreas que alagam durante as cheias, já que é uma região de várzea, entre outros. O concurso pedia soluções urbanísticas e um projeto de Habitação Popular.
A equipe apresentou três intervenções. A primeira focada nas ruas, com ampliação das vias e instalação de equipamentos urbanos, como estacionamento, calçadas largas, ciclovia, estações de ônibus, tudo com acessibilidade. Outra proposta é a reabilitação do igarapé que passa pela comunidade, com a desocupação das casas instaladas na margem e construção de uma orla integrada com a natureza.
A última intervenção é o projeto de habitação popular, que tem como foco remanejar as pessoas da área às margens do igarapé para condições melhores de moradia, reintegrando-as com a comunidade de origem, em vez de realocá-las para áreas distantes dos seus centros de convivência familiar e de trabalho. As edificações têm três pontos principais: segurança, sustentabilidade e adequação para moradia.
Yasmin destaca que foi um grande desafio participar do concurso. “Foi incrível, pois tivemos a oportunidade de colocar em prática tudo que aprendemos nesses anos, como a legislação da cidade e sobre habitação e as matérias de projeto urbano e arquitetônico. Foi um concurso completo, que demandou várias habilidades e ficamos orgulhosas de estar no pódio”.
investigação brasil policia federal jair bolsonario amazonas peixe oportunidade compra ads manaus feira exportação amazonas manaus alemanha economia procon am amazonas manaus discriminação amazonas boi garantido festival de parintins parintins comissão pastoral da terra investigação imagem indigenas isolados manipulação amazonas Jean Cleuter Simões Mendonça oab manaus OAB-AM esporte Projeto Voo Campeão manaus amazonas artesa expoartes manaus amazonas cultura led show Festival Nema manaus amazonas
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris. But I must explain to you how all this mistaken idea of denouncing pleasure and praising pain was born and I will give you a complete account of the system, and expound the actual teachings of the great explorer....