Em encontro, Fapeam e Universidade Nilton Lins celebram entrosamento e fazem balanço de parcerias


 

A direção da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) recebeu, nesta sexta-feira (16/12), equipe da Universidade Nilton Lins para uma visita de cortesia entre as instituições e de balanço das parcerias em programas de pesquisa científica e de popularização da ciência.

 

A diretora-presidente da Fapeam, Márcia Perales Mendes Silva, e a diretora técnico-científica, Marcia Irene Mavignier, receberam a equipe da Nilton Lins, composta pela pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Cleuciliz Santana, e os coordenadores/professores Estevão Monteiro de Paula, Carlos Guimarães, Thiago Mendes, Gustavo Valladão, Silvia Gallani, Juliana Tomomi, Ilsa Valois e Andreza Leão.

 

Durante o encontro, Márcia Perales destacou a importância do entrosamento entre as instituições, bem como os avanços alcançados na área de ciência, tecnologia e inovação (CT&I) no Amazonas, com o apoio do Governo do Estado.

 

“Em quatro anos, o Governo do Amazonas investiu mais de R$ 400 milhões para fomentar pesquisas de base científica, tecnológica e de inovação, na formação de recursos humanos altamente qualificados, promoção da popularização da ciência, bem como em programas voltados para o estímulo à produção de projetos científicos no âmbito da educação básica. O governador Wilson Lima reposicionou a CT&I no estado como área estratégica para o desenvolvimento social, ambiental e econômico”, celebrou Márcia Perales.

 

O avanço foi reconhecido pela equipe da Nilton Lins, que agradeceu pela parceria com a Fundação ao longo dos anos, em especial neste ano de 2022, quando vários pesquisadores tiveram a oportunidade de levar atividades para o interior do estado, em ações fomentadas pelo Programa de Apoio à Popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação (POP CT&I).

 

Outro destaque na parceria entre a Fapeam e a Universidade Nilton Lins é o Programa de Pós-Graduação em Aquicultura (PPG-Aqui), que também conta com apoio do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (Inpa).

 

A pró-reitora da Nilton Lins destacou a importância do encontro para estreitar as parcerias institucionais, lembrando que a cada ano a Universidade tem buscado se aproximar dos parceiros, especialmente no fim do ano, “quando se torna possível apresentar uma prestação de contas sobre os projetos desenvolvidos e resultados alcançados pela instituição”.

 

Ao final do encontro, os parceiros institucionais fizeram votos de dar continuidade às conquistas alcançadas e aguardar as oportunidades que estão por vir em 2023.

Fonte: Com informações da Assessoria de Imprensa