Para a diretora da Escola Municipal Ana Mota Braga, Jamile Monteiro, a educação é uma ferramenta que transforma a vida das pessoas. "Trabalhar com a EJA não é apenas um resgate de cidadania, mas um resgate de vida. Muitos alunos, por um motivo ou outro, acabam abandonando os estudos e quando tentam retornar não se sentem acolhidos. Por isso, o diferencial da EJA é ter essa sensibilidade e trabalhar com a reintegração deste estudante", contou.Dificuldades superadasAos 54 anos, a costureira Ivonete Medeiros concluiu a quinta etapa da EJA. Ao Porto de Lenha, ela confessou que nunca havia frequentado uma escola antes, mas que graças ao EJA teve a oportunidade de pensar em um futuro melhor. "Esse momento é a realização de um sonho. Eu não sei nem colocar em palavras o que estou sentindo", disse.
Ivonete se tornou a oradora da turma. Foto: Carlos Ramos/Porto de Lenha
Pouco a pouco, Ivonete se acostumou com a rotina de estudos. Com a ajuda dos professores e colegas de classe, ela venceu as dificuldades e se tornou a oradora da turma. "Vencemos mais uma etapa, agora é confiar em Deus e seguir o planejamento de estudos para que no futuro todos nós possamos entrar em uma universidade", afirmou a estudante.
Onde é oferecida a EJA?
A modalidade de ensino da Educação de Jovens e Adultos está presente em quase todo o Amazonas, com exceção dos municípios de Anamã, Guajará, Ipixuna e Juruá. No total, são 66 escolas na capital, Manaus, e 124 escolas espalhadas pelo interior do estado, totalizando 190 escolas que ofertam a modalidade.
Em 2021, a EJA atendeu mais de 28 mil alunos, em todos os segmentos e em escolas da rede estadual da capital e do interior.
Nova EJA
A modalidade de ensino foi reformulada na estrutura e proposta pedagógica, respeitando aspectos socioculturais e econômicos da população. A reformulação busca garantir a celeridade de inserção no mercado de trabalho, aumentar a oferta por meio de matrículas semestrais e minimizar a evasão escolar, assegurando a conclusão de cada etapa e propiciando a continuidade dos estudos.