Projeto promove atividades sobre biodiversidade para crianças ribeirinhas

 Crianças da comunidade ribeirinha Boa Esperança, localizada na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Rio Amapá, a 28 quilômetros do município de Manicoré, no estado Amazonas, participaram, no último dia 3 de dezembro, da “Jaguar Parade Kids”, ação realizada pela Fundação Amazônia Sustentável (FAS) para promoção de atividades socioambientais destinadas ao público infantil da comunidade.


Com o público total de 100 crianças, oriundas de 10 comunidades ribeirinhas e indígenas do entorno da RDS do Rio Amapá, a atividade capturou a atenção dos pequenos com a pintura de mini esculturas de onças que tinham como intuito final a conscientização para a conservação desta espécie emblemática da fauna amazônica.


A ação fez parte da abertura oficial das atividades com o público infantil do Centro Comunitário Solar (Solar Community Hub), projeto realizado pela FAS, em parceria com a Dell Technologies, Intel e Computer Aid, que através da instalação de dois contêineres de transporte conectados, oferece atendimento de saúde por meio de telemedicina, monitoramento socioambiental, inclusão digital e cursos de educação para a empregabilidade de jovens e adultos.


Essa nova atividade está prevista no eixo de educação do projeto, que em sua nova fase passa a englobar também o público infantil, utilizando materiais pedagógicos desenvolvidos pela FAS que promovem o conhecimento e conservação das espécies da fauna e flora presentes na imensa biodiversidade amazônica.


Foi o maior evento com público infantil realizado pelo FAS na comunidade e tem como origem o evento internacional “Jaguar Parade”, conhecido pela exposição de esculturas de onças com intervenções artísticas em diferentes cidades ao redor do mundo visando arrecadar fundos e dar visibilidade para a importância da conservação da onça pintada e seu habitat.


Em 2022, a FAS, em parceria com a Dell Technologies, participou da exposição que aconteceu em Nova York, com uma escultura que representava a Amazônia e a valorização dos povos tradicionais. Reforçando, dessa forma, o engajamento da empresa e da instituição pela conservação da Amazônia, um dos biomas mais importantes do mundo e com papel-chave no combate à crise climática, manutenção da biodiversidade e também lar da onça-pintada.


A coordenadora executiva do Programa de Educação para a Sustentabilidade da FAS, Natália Wagner, detalha que o dia foi especial para celebração dos resultados alcançados com as comunidades atendidas pelo projeto Solar Community Hub, além da apresentação das ações programadas para acontecer nos próximos meses.


“Foi um dia colorido, alegre, com muitas brincadeiras e diálogos sobre a conservação de espécies amazônicas. Com a pintura das esculturas, as crianças conseguiram expressar suas visões sobre uma espécie amazônica tão emblemática que é a onça-pintada, marcando assim o início das atividades envolvendo este público”, afirma.


Foto: Divulgação / FAS

Fonte: Com informações da assessoria