Técnico da França, Deschamps pode alcançar marca de Pelé e Zagallo

 A França venceu a seleção de Marrocos por 2 a 0 na semifinal e garantiu a vaga na grande final da Copa do Mundo do Catar, contra a Argentina. O técnico Didier Deschamps está no comando da seleção francesa desde 2012 e, caso conquiste o troféu da competição, o ex-jogador pode alcançar a marca de ser tricampeão, como Pelé e Zagallo.


Deschamps foi o capitão dos Bleus — azuis, na tradução, que é o apelido dado à seleção da França — no Mundial de 1998. Na final contra o Brasil, que aconteceu no Stade de France, os franceses venceram por 3 a 0 e se tornaram campeões do mundo pela primeira vez. Na ocasião, quem ergueu o troféu foi Deschamps.


O francês se aposentou em 2001 e 11 anos mais tarde, em 2012, a Federação Francesa de Futebol (FFF) anunciou que Deschamps se tornaria o técnico da seleção nacional, para substituir Laurent Blanc. Após uma tentativa frustrada de tornar a França bicampeã em 2014, o ex-jogador chegou ao Mundial da Rússia em 2018 com novos craques, como Mbappé.


A França venceu 6 dos 7 jogos e se tornou bicampeã do mundo, assim como o técnico, que venceu o cobiçado troféu como jogador e técnico. Em 2022, apesar de desfalques como Pogba e Kanté, os franceses chegaram pela segunda vez consecutiva à final, e Deschamps pode se tornar tricampeão.


Os outros dois tricampeões do mundo fizeram parte da seleção brasileira. Pelé é o maior campeão de Mundias como jogador e foi campeão nas Copas de 1958, 1962 e 1970. Zagallo, ao lado de Pelé, conquistou o troféu em 1958 e 1962. No comando do time do Brasil em 1970, conquistou o tricampeonato como técnico. O Velho Lobo ainda teve uma participação na conquista do tetracampeonato, em 1994, já que fazia parte da comissão técnica.


Argentina e França disputam a grande final neste domingo (18), às 12h (de Brasília), no estádio Lusail. As duas seleções competem para conquistar o tricampeonato.


Foto: Reprodução/Twitter/@SofascoreINT

Fonte: Com informações do R7