A Prefeitura de Manaus informa que a população pode buscar 75 pontos de imunização contra a Covid-19 nesta semana, de segunda a sexta-feira, 19 a 23/12, distribuídos em todas as zonas geográficas da cidade, para atualização do esquema vacinal. Coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), a campanha de vacinação contra a doença já ultrapassou a marca de 5 milhões de doses aplicadas em Manaus.
O subsecretário municipal de Gestão da Saúde, Djalma Coelho, reforça que os usuários precisam manter atualizado o esquema vacinal, com as doses de reforço, buscando a unidade mais próxima de sua casa, com documento de identidade com foto, CPF ou Cartão Nacional de Saúde (CNS) e cartão de vacina.
“Felizmente nós já temos 80% da população manauara com o esquema inicial completo contra a Covid-19, que são a 1ª e 2ª ou a dose única, mas as doses de reforço também são fundamentais para restabelecer a segurança contra as formas graves do vírus. Muitas pessoas já podem receber a 3ª, 4ª e 5ª doses, então verifique seu cartão de vacina e busque nossas equipes para regularizar essa situação”, disse.
Djalma explica que das 75 unidades que ofertam a vacina, apenas 34 são referência para a imunização infantil, por conta de especificidades exigidas para imunização desse público. As crianças de 5 a 11 anos de idade devem ser levadas a um dos 34 endereços, nove unidades são referência para crianças de 3 e 4 anos, e quatro unidades aplicam a vacina em crianças menores de 3 anos.
A lista detalhada com endereços, horário de funcionamento, público atendido e vacinas disponíveis pode ser acessada no site da Semsa (semsa.manaus.am.gov.br), ou diretamente no link bit.ly/localvacinacovid19. Os usuários também podem obter informações e tirar dúvidas através dos perfis oficiais da secretaria nas redes sociais.
Doses
O subsecretário detalha que a 1ª dose é disponibilizada a todos que ainda não iniciaram o ciclo vacinal, a partir de seis meses de idade, sendo preciso receber a 2ª dose para completar o ciclo vacinal inicial. O intervalo varia conforme a marca da vacina recebida, mas é indicada pelo vacinador no momento da imunização.
Já a 3ª dose está liberada para todo o público a partir de 12 anos de idade, além de crianças de seis meses a menores de 3 anos com comorbidades. A 4ª dose é ofertada ao público em geral a partir de 18 anos de idade, e ainda adolescentes de 12 a 17 anos com alto grau de imunossupressão.
Até o momento, a quinta dose está disponível apenas para adultos imunossuprimidos, que precisam apresentar cópia e original do laudo que comprove sua situação de saúde.
policia federal brasil investigação jair bolsonario oportunidade peixe manaus ads compra amazonas feira economia manaus alemanha exportação amazonas amazonas manaus procon am discriminação amazonas parintins boi garantido festival de parintins imagem investigação comissão pastoral da terra indigenas isolados manipulação Jean Cleuter Simões Mendonça oab manaus amazonas OAB-AM Projeto Voo Campeão manaus amazonas esporte amazonas cultura manaus expoartes artesa show manaus Festival Nema amazonas led
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris. But I must explain to you how all this mistaken idea of denouncing pleasure and praising pain was born and I will give you a complete account of the system, and expound the actual teachings of the great explorer....