Como evitar os excessos alimentares nas festas de final de ano


A temporada natalina chegou reunindo as pessoas nas tradicionais confraternizações para comemorar mais um ano que passou. Muitos excessos alimentares são cometidos durante este período.  Por isso, a nutricionista Adilla Almeida, do Hapvida NotreDame Intermédica, dá dicas de como aproveitar as gostosuras do mês sem passar dos limites.


Os pratos natalinos são deliciosos, e muitas das vezes irresistíveis, mas, é preciso ficar atento quanto à forma de consumo. A ingestão de gorduras e açúcar numa alta quantidade pode acarretar sérios problemas de saúde como diabetes e aceleração do envelhecimento.


“Não pular refeições, evitar o jejum prolongado e consumir uma fruta ou iogurte antes das comemorações pode ajudar a ter mais cautela nas refeições de final de ano. Preferir alimentos com fontes de fibras, como as frutas e as saladas, carnes mais magras e brancas, por exemplo, são ótimas opções de consumo”, advertiu Adilla.


No preparo das refeições, é importante a escolha de ingredientes frescos e de fontes naturais. É bom evitar o consumo de alimentos embutidos, ultraprocessados. Fontes de sódio e gordura são os maiores vilões nessa época, podendo causar a retenção de líquidos.


“Muito cuidado com os acompanhamentos, como o arroz com creme de leite, risotos, farofas, tortas, doces e açúcar de forma geral. É muito importante ter atenção ao excesso dessas preparações.” orientou Almeida.


Adilla lembra que “para aqueles que consomem bebidas alcoólicas, é importante beber com moderação, sempre intercalando com água. Manter-se hidratado tomando água faz muito bem à saúde. Além disso, a atividade física também precisa continuar, mesmo nesse tempo mais festivo.”



De acordo com a nutricionista, é importante moderar na alimentação neste período festivo, mas sem abrir mão da alegria, das comemorações e do prazer que é se alimentar.

Fonte: Com informações da Assessoria de Imprensa