Nos cinco leilões realizados pelo Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) neste ano, mais de 1.800 veículos foram arrematados, de um total de 2.022 colocados à disposição da população. Foram leiloados 205 carros e 1.653 motocicletas.
Só no último leilão, realizado no início de dezembro, dos 367 veículos disponibilizados, 363 foram arrematados, sendo 27 automóveis e 336 motocicletas.
Para 2023, a previsão é que seja realizado um leilão por mês, começando no dia 15 de fevereiro. “Já estamos separando os veículos. Nossa expectativa é disponibilizarmos, pelo menos, 700 lotes no primeiro leilão do próximo ano”, afirma Altair Gadelha, gerente do setor de leilão do Detran Amazonas.
Procedimento
Antes de colocar um veículo a leilão, o Detran Amazonas notifica o proprietário, por meio de edital, para que ele quite a dívida e retire o mesmo do parqueamento.
Caso esse pagamento não ocorra, o veículo fica disponível para ser leiloado.
Após o arremate do veículo, o valor arrecadado é utilizado para o pagamento das dívidas junto ao Detran-AM e a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), que é a emissora do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).
Quando o valor arrematado supera o da dívida do veículo, o saldo após a quitação é devolvido ao antigo proprietário. Ele é notificado pelo Detran-AM com os procedimentos para reaver esse dinheiro.
amazonas manaus projeto Escambo Rede Parente fred ramos manaus amom mendel politica amazonas manaus amazonas uber justiça briga pagamento amazonas manaus arena da amazônia jogo ronaldinho gaucho jogo das estrelas futebol amazonas apagão procon-am Amazonas Energia SA queda de energia manaus wcd manaus manaus Dia Mundial da Criatividade amazonas manaus espetáculo diário das marias amazonas empoderaELA projeto mulheres amazonas manaus aeroporto de manaus amazonas manaus viagem manaus apagão sem energia amazonas energia elétrica