Conferência Nacional e Internacional de Turismo e Empreendedorismo Sustentável na Amazônia começa nesta quinta-feira

Começa nesta quinta-feira (21) a CONATES AMAZÔNIA 2022, evento de turismo e empreendedorismo sustentável que chega a sua VII edição na região Amazônica Brasileira com o tema: A AMAZÔNIA É HÍBRIDA, A AMAZÔNIA É BIO, A AMAZÔNIA É REALITY! O evento acontece de forma híbrida das 9h às 18h no Centro Cultural Povos da Amazônia e é transmitido através das redes sociais do evento.


Segundo a Mestre em Turismo e Hotelaria, Profa. Olinda Marinho, que introduziu e coordena o evento no Amazonas e seus municípios com apoio de parceiros, a temática deste ano pretende dar continuidade a um processo participativo de construção da sustentabilidade do turismo receptivo da região, promovendo a participação comunitária, sensibilização estratégica e consolidação dos projetos pertinentes.

“O evento promove a cultura sustentável através do fomento a eco cidadania e ao empreendedorismo e a sensibilização estratégica para a gestão integrada das políticas de sustentabilidade e construção de uma agenda verde estruturante como modelo para aceleração das respostas socioculturais ao crescimento das demandas de inovação, conservação inovação e preservação ambiental no século 21” completou Olinda.


A programação deste ano, contará com a presença de representantes de países parceiros, palestras, debates, oficinas, roda de conversa, expositores culturais, feira gastronômica e criativa, workshop, painéis, desfile com moda,biojóias e artesanatos amazônicos, além de propiciar networking entre os participantes.


Uma das convidadas deste ano é a arquiteta e urbanista Melissa Toledo, que participará amanhã de uma mesa redonda juntamente com grandes nomes como Sr. Paulo Cordeiro do IMPLURB, Prof. Biólogo Jorge Manzone,  Profª.MsC. Olinda Marinho e Bianca Amorim - Diretora de Sustentabilidade do Instituto Ecológico Aqualung.


Um dos principais temas que a arquiteta irá abordar na mesa redonda será sobre os Centros históricos, seja sua reabilitação, seus conceitos, relatos de ocupação permanente e temporária e o papel do arquiteto e urbanista nos processos de reabilitação cultural.


Os centros históricos foram eleitos como um dos principais problemas das cidades nas últimas décadas, sobretudo a partir dos anos 80 quando os movimentos migratórios provocaram um gradual despovoamento nestes centros. Trazer a reflexão desse tema em um evento de grande alcance como o CONATES é de suma importância para um todo na região.” Afirmou Melissa.


Para a arquiteta, os centros históricos são o coração de uma cidade, “testemunhos vivos de épocas passadas” (Salgueiro, Teresa B., 1992). São fragmentos urbanos onde se narra a história de cada um dos habitantes que ao longo da vida herdaram, construíram e modificaram.


As inscrições do evento poderão ser feitas de forma gratuita pelo Sympla ou acompanhados ainda de forma online pelo site: https://www.facebook.com/aconferencia.dasustentabilidade


A CONATES foi idealizada pelo Biólogo e professor Jorge Manzoni, e se tornou um evento pioneiro sendo sua primeira edição em 2008, consolidando-se em edições posteriores e em diversos locais do Brasil, como o principal evento de sustentabilidade e produtor de cidadania ecológica para melhoramento na evolução da qualidade de vida humana associada às atividades turísticas do Brasil.


No Amazonas, o evento é sempre gratuito e coordenado pela Mestre em Turismo e Hotelaria, Profa. Olinda Marinho, que introduziu e coordena o evento no Amazonas e seus municípios com apoio de parceiros. Segue resumo da programação para esse ano e para o qual convidamos  a todos para prestigiar.




Fonte: Com informações da Assessoria de Imprensa