A cidade de Parintins, no Amazonas, é conhecida nacionalmente pela festa do boi-bumbá, a disputa entre Garantido e Caprichoso que desperta emoções de torcedores vermelhos e azulados. Entretanto, no panorama da saúde, carrega um dado não positivo: está em primeiro lugar entre os municípios do interior do Estado com mais casos de infecção pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV).
O cenário foi o motor que levou a Associação de Gays, Lésbicas e Travestis de Parintins (AGLTPIN) a criar um projeto que pudesse trabalhar a importância da prevenção às infecções sexualmente transmissíveis (IST), no município. Assim nasceu o ‘Ilha Encantada, Garantindo e Caprichando: Dialogando com Estratégias de Prevenção Combinada’.
A proposta, elaborada em 2021, foi inscrita e aprovada para ser beneficiária do Fundo Positivo, iniciativa que reúne doações de grandes empresas e instituições interessadas em fomentar ações de prevenção às IST no país.
“Por meio do projeto, conseguimos realizar uma reunião com os gestores de saúde do município na esfera estadual e municipal, além de oficinas de prevenção combinada com a população LGBTQIA+ e com gestores da atenção básica. Temos conseguido aprender muito mais sobre a prevenção às IST e também sobre como fazer uma abordagem melhor da população-alvo”, comenta o secretário-geral da AGLTPIN, Adinamar Miranda.
Segundo ele, ainda há muito desconhecimento a respeito das infecções e da existência de meios de prevenção. A afirmação vai ao encontro do que revelou uma pesquisa da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), com 479 pessoas de 22 estados brasileiros, divulgada em 2020. A maior parte dos entrevistados (80%) afirmou saber sobre as IST, mas se considerou fora de risco. Os que tinham consciência sobre os perigos da exposição eram apenas 11%.
Incentivo
O Fundo Positivo foi criado em 2014 e já beneficiou mais de 130 projetos em todas as regiões do país. Coordenador-geral do projeto, Harley Henriques explica que a destinação de recursos acontece por meio de editais. “As organizações apresentam os projetos, se forma um comitê externo de especialistas para selecionar as propostas e, a partir daí, formalizamos, destinamos o recurso e acompanhamos o trabalho das instituições”.
Dentre os doadores do projeto, está o Instituto Sabin, braço filantrópico do Grupo Sabin –um dos maiores players de medicina diagnóstica do país. Segundo o gerente-executivo Gabriel Cardoso, o fomento ao Fundo Positivo está ligado diretamente a um dos quatro eixos estratégicos que guiam a organização.
“Promover a saúde integral de pessoas em situação de vulnerabilidade é um dos nossos grandes objetivos. Dessa forma, ao investirmos socialmente no Fundo Positivo, apoiamos indiretamente projetos e instituições que trabalhem com causas como HIV/AIDS, infecções sexualmente transmissíveis e hepatites virais no Brasil”, comenta.
Avanços
Além de palestras com a população LGBTQIA+ e profissionais de saúde, o projeto ‘Ilha Encantada’ conseguiu articular a disponibilização da Profilaxia Pré-Exposição (PreP), método medicamentoso de prevenção ao HIV, que tem como público-alvo pessoas com maior chance de exposição ao vírus, como homens que fazem sexo com homens e trabalhadores do sexo. Segundo Adinamar, neste mês, a AGLTPIN irá realizar novas oficinas de sensibilização com o objetivo de conscientizar profissionais de saúde e pessoas LGBTQIA+ sobre os conceitos de gênero e sexualidade, e cuidados para pessoas vivendo com HIV ou Hepatites Virais. “Além dessas palestras, vamos continuar com ações de testagem para HIV, o nosso carro-chefe da associação”, diz o secretário-geral.
HIV no Amazonas
Segundo o Boletim Aids 2021, do Ministério da Saúde, o Amazonas é o estado da federação com mais taxa de detecção do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), somando 30 casos a cada 100 mil habitantes, mais que o dobro da média nacional (14,1 casos). Manaus também ocupa o primeiro lugar entre as capitais com mais casos de HIV, chegando a 45 casos por 100 mil habitantes, número três vezes maior que a média nacional.
Foto: Freepik
*Com informações da assessoria
Fonte: Da Redação*
investigação jair bolsonario policia federal brasil feira amazonas peixe compra ads oportunidade manaus exportação alemanha manaus amazonas economia manaus amazonas procon am discriminação parintins amazonas boi garantido festival de parintins imagem manipulação investigação indigenas isolados comissão pastoral da terra amazonas oab OAB-AM Jean Cleuter Simões Mendonça manaus Projeto Voo Campeão amazonas esporte manaus expoartes amazonas cultura manaus artesa manaus led Festival Nema show amazonas
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris. But I must explain to you how all this mistaken idea of denouncing pleasure and praising pain was born and I will give you a complete account of the system, and expound the actual teachings of the great explorer....