Manaus é citada como exemplo positivo de saneamento básico pela presidente do Instituto Trata Brasil

A presidente executiva do Instituto Trata Brasil, Luana Pretto, destacou Manaus como uma das cidades com mais avanços no acesso à água tratada nos últimos três anos. Em artigo publicado no portal "Poder 360", um dos principais do país, ela citou a chegada dos serviços às populações vulneráveis em palafitas, becos e áreas de rip-rap da capital amazonense.  O Instituto Trata Brasil é uma das referências em estudos sobre o saneamento básico no país, propondo debates sobre o tema há pelo menos 15 anos.    

 

No artigo, Luana Pretto também comenta a ampliação do esgotamento sanitário na capital, com a queda de 39% no índice de internações por diarreia, conforme dados da Fundação de Vigilância em Saúde. A cobertura de esgoto em Manaus cresceu 40% nos últimos anos, e a estimativa é que o serviço esteja universalizado até 2030. 

 

A distribuição de água já alcança mais de 2,3 milhões de pessoas na capital. O artigo menciona, ainda, a inclusão de mais de 400 mil pessoas - 100 mil famílias - à Tarifa Social Manauara, que concede 50% de desconto nas tarifas de água e esgoto. 

 

“Manaus está ocupando posição de destaque e hoje é a cidade com maior volume de investimentos em saneamento básico, entre as capitais do Norte e Nordeste. Em 2022, tivemos ações que levaram água tratada a comunidades vulneráveis e, pela primeira vez, rede de esgoto a uma região de palafitas, com o projeto pioneiro do Beco Nonato, na zona Sul da capital. Para 2023, essas ações devem ser ampliadas, sempre com o intuito de avançar os índices de saneamento básico e levar dignidade e saúde para a população”, afirmou o diretor-presidente da concessionária, Diego Dal Magro.


Foto: Divulgação 


*Com informações da assessoria 

Fonte: Da Redação*