Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, nesta quarta-feira (28), proibir temporariamente o porte de armas de fogo em Brasília. As informações são da CNN Brasil.
O futuro ministro da Justiça, Flávio Dino (PSB), declarou nesta terça (27) que a equipe de transição pediria essa suspensão ao ministro, que é relator do inquérito sobre atos antidemocráticos.
A medida vale desde às 18h desta quarta até o dia 2 de janeiro em todo o Distrito Federal. Quem desrespeitar a medida durante este período será considerado em “flagrante delito por porte ilegal de arma”.
A medida não se aplica aos membros das Forças Armadas, integrantes do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP), membros da Polícia Legislativa e Judicial e empresas de segurança privada e de transporte de valores.
O ministro Alexandre de Moraes justificou sua decisão pontuando que “lamentavelmente, grupos extremistas” vem praticando fatos tipificados nas leis relativas a crimes contra o Estado Democrático de Direito e combate ao terrorismo.
Ele escreve que esses grupos são “financiados por empresários inescrupulosos, explorando criminosa e fradulentamente a boa-fé de diversos eleitores, principalmente com a utilização de covardes milícias digitais e sob a conivência de determinadas autoridades públicas, cuja responsabilidade por omissão ou conivência serão apuradas”.
Já na terça, Flávio Dino justificou o pedido endereçado ao Supremo Tribunal Federal por considerar que há conexão entre as ameaças crescentes de atos de violência no Distrito Federal e a apuração do inquérito de atos antidemocráticos.
O delegado Andrei Rodrigues, que coordena a atual segurança de Lula na equipe de transição e que deve assumir a chefia da Polícia Federal no futuro governo, é quem apresentou o requerimento ao ministro Alexandre de Moraes.
Foto: Agência Brasil
*Com informações da CNN Brasil
Fonte: Da Redação*
consumo de peixe venda de peixe em manaus semana santa manaus peixe amazonas Segurança Pública do Estado Wilson Lima reajuste amazonas manaus manaus amazonas cultura lgbt cinema arte manaus Festival Zero 92 cultura amazonas música manaus conversa livraria valer indigenas cultura amazonas manaus plataforma amazonas banco de talentos senai recursos humanos video fios de cobre policia amazonas detran manaus radares de velocidade manaus amazonas Corredor Criativo da Amazônia FAO denuncia manaus ipaam amazonas resgae manaus garantido amazonas caprichoso feijoada