Lula chama Teto de Gastos de estupidez em discurso de posse

Na tarde deste domingo, (1º), Luiz Inácio Lula da Silva (PT) realizou seu primeiro discurso como presidente empossado. Durante a fala de trinta minutos em solenidade na Câmara dos Deputados, ele fez um balanço do seu plano de governo, foi crítico à gestão de Jair Bolsonaro (PL), mesmo sem citar diretamente seu nome, falou sobre a situação orçamentária do país e planos para o futuro. 


Aplaudido ao entrar no plenário da Câmara dos Deputados, Lula abordou temas polêmicos e defendeu a democracia. “Se estamos aqui é graças à consciência política da sociedade brasileira e à frente democrática que formamos. Foi a democracia a grande vitoriosa, superando a maior mobilização de recursos públicos e privados que já se viu; as mais violentas ameaças à liberdade do voto”, declarou o presidente empossado. 


Ele ainda ressaltou que a decisão das urnas prevaleceu e reforçou seu compromisso com os direitos sociais dos brasileiros, principalmente no combate à fome. “Hoje nossa mensagem ao Brasil é de esperança e reconstrução”, afirmou. 


O presidente ainda falou sobre a situação orçamentária em que recebe o país e agradeceu os parlamentares por viabilizar a aprovação da PEC da Transição. 


“Os direitos e interesses da população, o fortalecimento da democracia e a retomada da soberania nacional serão os pilares de nosso governo”, ressaltou. 


Lula ainda disse que ainda hoje irá assinar medidas para reorganizar as estruturas do Executivo, “de modo que voltem a permitir o funcionamento do governo de maneira racional, republicana e democrática”.

Foto: Tauan Alencar/Câmara dos Deputados

Fonte: Com informações da Jovem Pan