David Reis fala sobre a chegada da boneca Kamélia em Manaus para a Abertura Oficial do Carnaval



O evento inicia as 20h, no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes onde a boneca recebe a chave da cidade e sai em carreata rumo ao Olímpico Clube, situado no bairro Presidente Vargas, onde acontece seu famoso Baile de Carnaval, com a presença de sócios do Clube, simpatizantes, imprensa, amigos e convidados, a partir das 21h.

 

Quem nunca ouviu a marchinha “Foi a Kamélia que caiu do galho, deu 2 suspriros e depois morreu”??? Traz memórias afetivas do Carnaval, principalmente para quem participou dos grandes e tradicionais eventos dos clubes da cidade.


A Kamélia começou a virar página da história do Carnaval Amazonense, em dezembro de 1938, quando a boneca negra de apenas 75cm de altura, comprada por 4 mil réis nas lojas 4.400 e trajada à moda baiana, arrastava multidões pelas principais ruas da cidade, pendurada no galho de ingazeira. A partir de 1940, a boneca dobra de tamanho, e desce a avenida Eduardo Ribeiro já com braços abertos, transformando-se no símbolo do Carnaval manauara.



Desde a administração municipal do Prefeito Walter Rayol, a boneca vem recebendo a chave da cidade e a partir de 1958, na administração de Gilberto Mestrinho passou receber homenagem na sua chegada, no antigo aeroporto da Ponta Pelada.


Em 2015, Kamélia foi considerada Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado do Amazonas.


Em 2023, após 2 anos parado devido a pandemia, Kamélia vem abrir oficialmente o Carnaval e o Presidente do Olímpico Clube Almerinho Botelho convida a todos a participarem desse momento que faz parte da história da cidade.


Por David Reis 


O articulista é turismólogo, Relações Públicas e Influencie 


Fonte: Almerinho Botelho e Manauscult


Fonte: