O mês de janeiro é marcado pela campanha ‘Janeiro Branco’ e tem como objetivo chamar a atenção para o tema da saúde mental na vida das pessoas. Com a temática “A vida pede equilíbrio”, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) informa que a campanha busca conscientizar a população sobre o tema, combater os tabus, e orientar sobre questões relacionadas à vida das pessoas, com especial atenção ao cuidado com a saúde mental.
A gerente da Rede de Atenção Psicossocial da SES-AM, Maria Antonieta Dias, explica que a campanha promove reflexões e a necessidade de criar espaços de cuidado e bem-estar.
“Janeiro, o primeiro mês do ano, inspira as pessoas a fazerem reflexões acerca das suas vidas, das suas relações, dos sentidos que possuem, dos passados que viveram e dos objetivos que desejam alcançar no ano que se inicia. Janeiro é uma espécie de portal entre ciclos que se fecham e ciclos que se abrem nas vidas de todos nós. Por isso, é um mês emblemático para pensar o autocuidado em saúde mental”, explica a gerente.
O Relatório Mundial de Saúde Mental da Organização Mundial da Saúde (OMS), publicado em junho de 2022, mostrou que um bilhão de pessoas viviam com algum transtorno mental em 2019, e apontou que 15% dos adultos em idade ativa sofreram algum transtorno mental.
Cuidados com a saúde mental
Uma das formas de promover o autocuidado em saúde mental é construindo estratégias de redução dos quadros de ansiedade tão frequentes nos dias atuais, como praticar atividades físicas, buscar uma alimentação saudável, ter boas noites de sono, meditar e procurar terapia com profissional.
A psicóloga Luciana Lopes destaca que nesse início de 2023 é importante refletir sobre como as pessoas estão cuidando da sua saúde mental e que essas atitudes diárias colaboram para manter a mente e corpo saudáveis.
“O autocuidado passa por essa reflexão do que eu faço que facilita a minha saúde ou traz alguns prejuízos para saúde mental. Então, eu convido vocês a fazer essa reflexão de como eu estou cuidando da minha saúde mental e o que que eu estou levando paro meu dia a dia de coisas que não são importantes e que contribui para o adoecimento psíquico” diz a psicóloga.
Rede de atenção
O Amazonas possui uma rede de serviços de assistência psicossocial, oferecido nas unidades básicas de saúde, policlínicas e nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps). O atendimento nos Caps poderá ocorrer a partir da procura espontânea do próprio paciente ou familiar, não havendo necessidade de agendamento para o primeiro atendimento. Há também a possibilidade de encaminhamento por parte de profissionais dos serviços de urgência e cada caso deve ser avaliado pela equipe que o atenderá.
jair bolsonario policia federal brasil investigação amazonas peixe manaus compra ads oportunidade feira manaus alemanha amazonas exportação economia discriminação amazonas procon am manaus festival de parintins boi garantido parintins amazonas manipulação imagem investigação comissão pastoral da terra indigenas isolados manaus OAB-AM oab Jean Cleuter Simões Mendonça amazonas esporte manaus amazonas Projeto Voo Campeão manaus artesa expoartes cultura amazonas show Festival Nema led amazonas manaus
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris. But I must explain to you how all this mistaken idea of denouncing pleasure and praising pain was born and I will give you a complete account of the system, and expound the actual teachings of the great explorer....