Visando fortalecer o setor cultural e estreitar as relações entre o Governo do Estado e a esfera federal, o secretário de Cultura e Economia Criativa do Amazonas, Marcos Apolo Muniz, participou da posse da nova ministra da Cultura, Margareth Menezes, ocorrida na segunda-feira (02), no Museu Nacional da República, em Brasília.
O titular da pasta de Cultura, Marcos Apolo, que foi reconduzido ao cargo, na segunda-feira, destaca a importância do diálogo com a ministra, no sentido de otimizar recursos para o estado, implementar políticas públicas para o setor cultural e somar esforços com a reestruturação do Ministério da Cultura (MinC).
“É importante para que a gente possa conquistar e conseguir apoio para o setor cultural, como o avanço da aprovação e liberação de recursos da Lei Aldir Blanc II e da Lei Paulo Gustavo, além de entender como o novo governo vai disponibilizar os editais, como o da Funarte, a reestruturação da antiga Lei Rouanet de incentivo federal, que também é importante para algumas iniciativas de projetos culturais do Governo do Estado, como a manutenção do Liceu de Artes e Ofício Claudio Santoro e realização de festivais, como o de Ópera, Parintins entre outros”, disse o secretário.
Para 2023, a Secretaria de Cultura do Amazonas elaborou um plano de governo que reúne 21 propostas para fortalecer e abrir novas frentes de trabalho para profissionais do setor e fazedores culturais.
A cantora e ativista Margareth Menezes, que está à frente do Ministério da Cultura, soma mais de 40 anos de carreira e possui forte atuação na liderança de iniciativas para fortalecer blocos afro e a música pop baiana, além de ser a fundadora da Fábrica Cultural, organização não governamental que promove formação técnica e profissional no ramo cultural.
“A nova ministra já mostrou ser muito acessível e que está disposta a dialogar com os agentes estaduais, o que, certamente, será importante para que possamos discutir a realidade de cada estado e coletiva do nosso país e, dessa forma, construir os melhores caminhos para as políticas públicas de cultura do Brasil”, avaliou o secretário.
Segundo Marcos Apolo, é uma determinação do governador Wilson Lima buscar apoio ao setor cultural do Amazonas e, deste modo, estabelecer uma política de valorização do patrimônio artístico local. “Que é tudo o que nosso governo tanto preza”, finaliza o gestor, que também é vice-presidente (região Norte) do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura.
Jean Cleuter Simões Mendonça oab amazonas manaus OAB-AM manaus esporte amazonas Projeto Voo Campeão artesa expoartes amazonas cultura manaus show manaus led Festival Nema amazonas amazonas procon-am manaus black friday denuncias teatro programação natal manaus aplicativo teatro cultura atelie 23 Sebastião musical ufam manaus amazonas seminário oportunidade sauim de coleira manaus cultura natal programação amazonas amazonas literatura manaus clube de madrugada
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris. But I must explain to you how all this mistaken idea of denouncing pleasure and praising pain was born and I will give you a complete account of the system, and expound the actual teachings of the great explorer....