O desembargador Jomar Ricardo Saunders Fernandes assumiu no final da tarde desta segunda-feira (2), aos 62 anos, o cargo de corregedor-geral de Justiça do Amazonas para os próximos dois anos. O magistrado, amazonense de Manaus, destacou o trabalho dos seus antecessores – a desembargadora Nélia Caminha Jorge (biênio 2020-2022), que conduziu a Corregedoria no período mais crítico da pandemia de covid-19; e o desembargador Anselmo Chíxaro, que atuou no mandato de transição, de apenas seis meses, iniciado em 4 de julho do ano passado e encerrado neste segundo dia de 2023.
Antes da cerimônia de posse, ocorrida no final da tarde, no Teatro Amazonas, em Manaus, o novo corregedor-geral de Justiça também enfatizou aos jornalistas presentes à coletiva de imprensa que a CGJ caminhará junto com a nova gestão e citou algumas áreas de atuação para os próximos meses. “Daremos continuidade a importantes projetos implementados pela desembargadora Nélia e também, mais recentemente, pelo desembargador Anselmo e pretendemos promover uma reestruturação da Corregedoria visando à melhoria do atendimento do nosso jurisdicionado”, comentou Jomar.
O novo corregedor também mencionou que será dada ênfase às correições para que as atividades judiciárias possam ter o andamento devido. “Queremos, em resumo, que as ações da Corregedoria tenham foco na eficiência e na segurança jurídica para a garantia da melhor prestação jurisdicional”, afirmou o desembargador.
Sobre o desembargador
Nasceu em Manaus, tem 62 anos. Graduou-se em Direito pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e tem especialização em Direito do Estado pela Universidade Cândido Mendes, do Rio de Janeiro.
Ingressou na magistratura em 1986, atuou como juiz nas Comarcas de Humaitá e de Itacoatiara; na capital, em Varas da Fazenda Pública Municipal, da Dívida Ativa Municipal e Vara Cível e de Acidentes de Trabalho.
Também atuou como juiz corregedor-auxiliar e como juiz auxiliar da Presidência e da Vice-Presidência do TJAM. Foi juiz eleitoral e atuou como coordenador da propaganda eleitoral.
Também presidiu a 1.ª e a 3.ª Turma Recursal dos Juizados Especiais do Amazonas e atuou como coordenador de Cursos da Escola Superior da Magistratura do Amazonas (Esmam).
Em 2016, foi promovido a desembargador pelo critério de antiguidade e preside, atualmente, a 2.ª Câmara Criminal do TJAM.
manaus livros doação literatura ufam amazonas oportunidade cetam manaus educação vagas oportunidade educação manaus iel largo de são sebastião natal decoração manaus amazonas amazonas 10ª edição do Amazônia (Fi)Doc manaus cinema filme diego bauer investigação policia federal jair bolsonario brasil manaus amazonas peixe ads oportunidade compra feira alemanha manaus amazonas economia exportação procon am manaus discriminação amazonas amazonas parintins festival de parintins boi garantido
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris. But I must explain to you how all this mistaken idea of denouncing pleasure and praising pain was born and I will give you a complete account of the system, and expound the actual teachings of the great explorer....