A área da saúde foi a que mais demandou atenção do deputado estadual Roberto Cidade (UB), presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), neste seu primeiro mandato, sobretudo, em razão da pandemia de Covid-19. O parlamentar destinou mais de R$ 18 milhões em emendas, entre capital e interior.
Dentre as medidas realizadas, a partir das emendas parlamentares de Cidade, estão: a aquisição de ambulância, conjunto odontológico e outros equipamentos para o SPA Joventina Dias; de camas hospitalares, cadeiras de rodas e carros de emergência para o SPA do São Raimundo; e de escadas hospitalares, cadeiras de rodas para banho, suportes de soro e outros materiais para a Fundação Centro de Controle de Oncologia do Amazonas (FCecon).
“A pandemia fez com que a área da saúde se tornasse ainda mais vital e, por isso, direcionamos grande parte das nossas emendas para auxiliar prefeituras municipais e unidades de saúde da capital para melhorar a atenção à população. Além do envio de recursos financeiros, também apresentamos 44 projetos voltados para a área de saúde e tivemos sancionadas 12 leis. Sem contar os requerimentos que tivemos atendidos, como a instalação de uma usina de oxigênio no Hospital Hamilton Cidade e a retomada das obras do SPA de Santo Antônio do Matupi, ambos em Manicoré”, enumerou.
Leis de Cidade para área de saúde
Além da destinação de recursos financeiros, o deputado Roberto Cidade é autor de leis que visam melhorar o atendimento à saúde em diversas áreas. Uma delas é a Lei n º 4.876/2019, que cria a Política de Diagnóstico e Tratamento da Síndrome da Depressão na rede pública de saúde.
A Lei prevê que sejam disponibilizados meios para: detectar a doença ou evidências de que ela possa vir a ocorrer, visando prevenir seu aparecimento; efetuar pesquisas visando ao diagnóstico precoce da depressão e seus distúrbios; evitar ou diminuir as graves complicações para a população decorrentes do desconhecimento acerca da depressão e seus tipos; identificação, cadastramento e acompanhamento de pacientes da rede pública diagnosticados com depressão.
Cidade é também autor da Lei n º 5.788/2022, que cria o Serviço de Atendimento Móvel para a realização do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil. A lei prevê que o Serviço de Atendimento Móvel deve ser formado por equipe multidisciplinar qualificada e treinada para o diagnóstico do câncer infantojuvenil, incluindo com previsão de coleta de sangue.
Também são de autoria do parlamentar as leis nº 5.899/2022, que propõe a realização de exame para diagnóstico de mieloma múltiplo na rede pública estadual de saúde do Amazonas e a n º 6.053/2022, que institui o mês de março como o mês de conscientização e prevenção ao câncer colorretal, denominado “Março Azul Marinho”.
brasil policia federal investigação jair bolsonario compra feira peixe amazonas ads manaus oportunidade alemanha amazonas manaus economia exportação procon am amazonas manaus discriminação amazonas boi garantido parintins festival de parintins manipulação investigação imagem comissão pastoral da terra indigenas isolados oab manaus amazonas Jean Cleuter Simões Mendonça OAB-AM esporte amazonas manaus Projeto Voo Campeão artesa expoartes amazonas manaus cultura Festival Nema led manaus show amazonas
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris. But I must explain to you how all this mistaken idea of denouncing pleasure and praising pain was born and I will give you a complete account of the system, and expound the actual teachings of the great explorer....