O Governo do Amazonas, por intermédio da Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), vai contemplar usuárias de quatro Centros Estaduais de Convivência da Família, com serviços jurídicos e psicossociais. A ação vai ser realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), via Unidade Móvel de Atendimento à Mulher. O público feminino vai participar também de rodas de conversa sobre os direitos da mulher.
A ação vai iniciar pelo CECF Magdalena Arce Daou, situado no bairro Santo Antônio, zona oeste de Manaus, nos dias 24 e 25 de janeiro. No dia 31 de janeiro e 01 de fevereiro será a vez do CECF Teonizia Lobo, entre as zonas norte e leste de Manaus. Nos dias 08 e 09 de fevereiro, o ônibus de atendimento móvel da mulher vai estar no Centro Estadual de Convivência do Idoso (Ceci), situado no bairro Aparecida, zona sul de Manaus. Nos dias 15 e 16 de fevereiro, o atendimento vai ser realizado no Centro Estadual de Convivência da Família Padre Pedro Vignola, situado na Cidade Nova, zona norte.
O atendimento social será voltado para o Cadastro Único, instrumento de mapeamento e identificação das famílias de baixa renda para retratar a situação socioeconômica da população. Também serão feitas rodas de conversas sobre a violência doméstica contra a mulher e orientações sobre a Lei Maria da Penha.
Na parte psicológica, vai haver um atendimento de suporte psicológico para identificar demandas e, dependendo da necessidade, a mulher será encaminhada para acompanhamento no Centro de Referência dos Direitos da Mulher (CRDM).
A unidade móvel é um modelo de atendimento multidisciplinar composto por profissionais das áreas de serviço social, psicologia e direito, além da participação de outros profissionais que possam participar dando palestras ou oficinas, possibilitando a identificação de demandas que usualmente não são observadas em um primeiro momento.
A coordenadora do Projeto Rede de Proteção da Seas, Ítala Rodrigues, esclarece que esse serviço é fruto de uma parceria com a Semasc, no qual serão realizados nos Centros, atendimentos com orientação jurídica e psicossocial, mas, principalmente as orientações sobre o Cadastro Único. “Parcerias como essa, são sempre bem-vindas, pois, todos os serviços, atendimentos, informação ou orientação voltados para os nossos usuários, principalmente, neste momento em que mudanças ocorrerão, e os usuários beneficiários do Bolsa Família estão cheios de dúvidas”, disse.
Segundo Ítala, essa ação é mais uma forma de facilitar o atendimento ao usuário da assistência, a fim de obter informações concretas para que os beneficiários não percam o acesso a tudo que o Cadastro Único oferece, e informar as famílias com situação cadastral pendente, de como realizar agendamento de novos cadastros.
Atividades dos Centros
24 e 25/01- CECF Magdalena Arce Daou
31/01 e 01/02 - CECF Teonizia Lobo
08 e 09/02 - CECI Aparecida
15 e 16/02 - CECF Padre Pedro Vignola
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