A Campanha Janeiro Roxo, instituída em 2016 pelo Ministério da Saúde, que engloba um conjunto ações de conscientização e redução do estigma sobre a Hanseníase, tem amplo apoio da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), que em 2019, pela Lei nº 4.922, criou a Semana de Prevenção e Combate ao Preconceito da Hanseníase, realizada em abril. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil concentra 90% dos registros de hanseníase nas Américas.
Desatenção, desconsideração, displicência, descaso, indiferença e menosprezo. Essa é a fórmula da negligência quando se trata de Hanseníase, doença infecciosa, crônica, causada pelo bacilo Mycobacterium leprae e que acomete principalmente a pele, mucosas e os nervos periféricos.
Também passam pela Assembleia Legislativa as solicitações dos deputados estaduais direcionadas ao Governo do Estado para o reajuste anual do complemento de aposentadoria, instituído pela Lei Estadual nº 1.735/1985 às pessoas atingidas pela hanseníase.
O diretor de Saúde da Aleam, médico Arnoldo Andrade, afirma que é muito importante todos ficarem atento à doença, que tem uma proporção e importância grande no Amazonas. “Na Assembleia Legislativa, há muito tempo, nos preocupamos com essa questão, até porque é uma doença de pele com um maior impacto social. Temos atividades que passam pela avaliação da pele, realizada por uma especialista em pele, exatamente para fazer a leitura”, afirmou.
Fundação Alfredo da Matta
A Fundação Alfredo da Matta (FUAM), em Manaus, é centro de referência para diagnóstico e tratamento da hanseníase no Amazonas. A entidade promove ações regulares de supervisão da hanseníase e treinamento de profissionais da saúde na capital e demais municípios do estado.
Essas atividades são realizadas por equipes compostas por dermatologistas, enfermeiros e técnicos de enfermagem, dependendo da demanda do município e da necessidade de treinamentos específicos.
Sinais e sintomas
• Manchas (esbranquiçadas, amarronzadas e avermelhadas) na pele com mudanças na sensibilidade dolorosa, térmica e tátil.
• Sensação de fisgada, choque, dormência e formigamento ao longo dos nervos dos membros.
• Perda de pelos em algumas áreas e redução da transpiração.
• Inchaço e dor nas mãos, pés e articulações.
• Dor e espessamento nos nervos periféricos.
• Redução da força muscular, sobretudo nas mãos e pés.
• Caroços no corpo.
• Pele seca.
• Olhos ressecados.
• Feridas, sangramento e ressecamento no nariz.
• Febre e mal-estar geral.
Onde se tratar:
Se apresentar um ou mais desses sinais e sintomas, procure ajuda médica. O posto de saúde mais próximo de sua casa ou uma equipe de saúde da família podem lhe ajudar. Neles, é possível fazer exames e receber orientações de como se tratar.
Parentes e amigos:
Em caso de diagnóstico confirmado para hanseníase, oriente as pessoas com as quais mantém contato próximo e regular (familiares, amigos, colegas de trabalho) a também irem ao médico para serem examinadas.
Siga o tratamento:
Quem tem diagnóstico para hanseníase deve começar a tomar os medicamentos prescritos de imediato. Ao fazer isso, o paciente deixa de ser transmissor da doença.
E atenção: é importante não abandonar o tratamento ou deixar de tomar os remédios.
policia federal investigação brasil jair bolsonario manaus oportunidade peixe compra feira amazonas ads amazonas economia manaus exportação alemanha manaus amazonas procon am discriminação festival de parintins amazonas boi garantido parintins oab amazonas manaus Jean Cleuter Simões Mendonça OAB-AM manaus Projeto Voo Campeão amazonas esporte expoartes manaus cultura amazonas artesa led show amazonas manaus Festival Nema manaus procon-am black friday denuncias amazonas
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris. But I must explain to you how all this mistaken idea of denouncing pleasure and praising pain was born and I will give you a complete account of the system, and expound the actual teachings of the great explorer....