Mais uma edição do Mania de Ler – Biblioteca Volante Thiago de Mello e Anibal Beça irá movimentar a lira do Teatro Amazonas, no domingo (22), a partir das 16h, no Largo de São Sebastião, Centro. Desta vez, o projeto conta com a participação da escritora amazonense Leila Plácido, autora de “Apenas uma Canoa Nas Noites de Verão”. No encontro, a escritora irá promover uma tarde de leitura, explicar sobre o processo de criação da obra, além apresentar as aquarelas que ilustram o trabalho.
Contemplada pelo Prêmio Amazonas Criativo, em 2021, a obra traz um tema amazônico para o universo infantil. “Pude trabalhar na minha primeira fábula de teor amazônico, por isso o livro é um marco duplo para mim, foi quando comecei a atentar mais aos detalhes da nossa realidade e, também, porque comecei a ilustrar”, disse Leila.
A autora destaca, ainda, que participar do Mania de Ler tem um significado especial; e que os incentivos por parte do estado possibilitam a divulgação da cultura amazonense.
“O Mania de Ler é um projeto pelo qual tenho muito carinho, é extremamente necessário para que as nossas crianças e adolescentes tenham acesso à leitura”, conta. “E não apenas isso, mas que possam conversar com autores locais para que confirmem que também podemos fazer arte de qualidade”, destaca a escritora.
Promovido pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, o projeto Mania de Ler conta com um acervo de 1.200 livros de diferentes temas da literatura regional e nacional.
De acordo com o secretário de Cultura, Marcos Apolo Muniz, levar o hábito da leitura às crianças e adolescentes e despertar o interesse em obras regionais é criar uma identificação cultural ao público. “É essencial levar essas obras ao conhecimento das crianças do nosso estado, pois conseguimos gerar uma identificação da nossa cultura e o Mania de Ler executa esse papel com maestria”, disse Apolo.
A última edição Mania de Ler, do mês de janeiro, será no dia 29, das 16h às 19h.
Sinopse
Canoa tem pressa de contar suas histórias para os bichos das águas e da mata que, todas as noites, se reúnem para escutar a contação. Na fábula, o leitor é convidado a embarcar na narrativa de Canoa, que conta sua vida desde que era uma pequena semente até o momento em que passa a navegar pelos rios amazônicos.
amazonas manaus OAB-AM Jean Cleuter Simões Mendonça oab manaus amazonas Projeto Voo Campeão esporte artesa expoartes amazonas manaus cultura amazonas show Festival Nema manaus led amazonas denuncias black friday manaus procon-am manaus natal programação teatro aplicativo cultura atelie 23 teatro Sebastião musical ufam oportunidade manaus amazonas seminário sauim de coleira manaus cultura programação amazonas natal manaus clube de madrugada amazonas literatura
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris. But I must explain to you how all this mistaken idea of denouncing pleasure and praising pain was born and I will give you a complete account of the system, and expound the actual teachings of the great explorer....