O Governador do Amazonas, Wilson Lima, reagiu sobre a fala do vice-presidente da república, Geraldo Alckmin, de que uma das metas da reforma tributária é acabar com o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Segundo ele, a medida afetaria diretamente a Zona Franca de Manaus.
De acordo com Lima, caso haja o fim do IPI, a Zona Franca correria grandes riscos de deixar de existir, a afirmação foi feita durante o evento de assinatura do convênio para o passe livre estudantil, nesta quarta-feira (18).
Wilson Lima afirmou, ainda, que o vice-presidente da república teria garantido que não tomaria nenhuma decisão sem antes consultar o estado.
"Nós estamos em constante diálogo com o Governo Federal, nós temos uma equipe que monitora essa situação. No primeiro momento, tive a oportunidade de ter uma rápida conversa com o Alckmin. Ele me garantiu que não ia tomar nenhuma decisão sem que antes conversasse com o estado do Amazonas", disse.
Após a declaração de Alckmin, representantes da indústria amazonense pediram uma audiência com o ministro.
O encontro foi solicitado pela Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), o Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam), a Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros) e a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo).
Segundo as entidades, a reunião deve tratar de assuntos voltados às políticas econômicas vinculadas à Zona Franca de Manaus (ZFM) tanto com Alckmin, como com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
"Se a gente não conseguir avançar nessas conversas, não tenham dúvidas de que mais uma vez, irei à Justiça para garantir os direitos, para garantir a competitividade, sobretudo manter os empregos que são gerados na Zona Franca de Manaus", finalizou o governador.
IPI
O IPI é um tributo que incide sobre os produtos industrializados, e o valor costuma ser repassado ao consumidor no preço final das mercadorias. O imposto possui alíquotas diversas que, em geral, variam de zero a 30%.
No governo de Jair Bolsonaro, houve redução da alíquota da imposto, o que gerou críticas de empresários e políticos do Amazonas, que argumentam que a medida diminui a competitividade da ZFM.
Na segunda-feira (16), Alckmin disse que objetivo é trocar o IPI pelo Imposto de Valor Agregado (IVA), durante evento na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).
"O tema está bastante discutido, você tem duas PECs no Congresso Nacional, ambas convergindo para a simplificação [de impostos]. Foi mantida a redução de 35% do IPI, mas a próxima meta é acabar com o IPI, e a maneira de acabar é com a reforma tributária, para ter o Imposto de Valor Agregado (IVA)", afirmou Alckmin.
mundo encantado natal amazonas inscrição oportunidade manaus o mundo encantado do natal amazonas Largo de São Sebastião manaus natal programação cmm projeto de lei aprovação manaus pesquisa amazonas PUMP BBQ Festival amazonas manaus churrasco ong amazonas manaus casa vhida emoção manaus cinema aids amazonas gastronomia chef manaus Pedro Mendes amazonas Belisario Arce seca debate panamazonia amazonas manaus cultura concerto de natal amazonas cultura programação manaus
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris. But I must explain to you how all this mistaken idea of denouncing pleasure and praising pain was born and I will give you a complete account of the system, and expound the actual teachings of the great explorer....