A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) está cadastrando voluntários da comunidade acadêmica, formada por técnicos, professores e universitários, para ajuda ao povo Yanomami. Na parte de Roraima, a terra indígena enfrenta uma crise humanitária que levou à morte de crianças por desnutrição.
A Terra Indígena Yanomami abrange os estados do Amazonas e Roraima. No Amazonas, a região ocupa parte do território de São Gabriel da Cachoeira, cidade mais indígena do país.
Roraima detém a maior parte da terra indígena e enfrenta um problema comum na região amazônica, o garimpo ilegal, apontado como uma das causas da crise humanitária.
O cadastro online de voluntários foi criado pelo governo federal, que decretar Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (Espin) na região.
Os voluntários convocados vão apoiar a Força Nacional do Sistema Único de Saúde (FN-SUS).
Quem for convocado prestará atendimento direto aos pacientes que estão na Casa de Saúde Indígena (Casai) Yanomami e assistência no hospital de campanha do Exército. A equipe é composta por médicos, enfermeiros e nutricionistas que atuarão de acordo com suas especialidades.
Cadastro
O cadastro é feito em um formulário disponível na internet, neste link.
De acordo com a Ufam, o cadastro é permanente e há a possibilidade de convocações em eventuais futuras missões.
Fonte: com informações do G1 AM
lançamento caprichoso touro negro parintins album torcida azul e branco lima Peru amazonas atletata Ana Paula manaus manaus gastronomia comida cultura amazonas comida de boteco basquete boca juniors Champions League das Américas brasil flamengo vitória conquista Doriandson Talmaturgo Amazonense New Breed Jiu-Jitsu Federation medalha de ouro venda de peixe em manaus manaus consumo de peixe amazonas semana santa peixe manaus Segurança Pública do Estado amazonas Wilson Lima reajuste lgbt amazonas cinema manaus cultura cultura arte Festival Zero 92 amazonas manaus música livraria valer indigenas cultura amazonas manaus conversa