UEA lança curso gratuito de robótica e programação no AM

A Academia Stem, projeto de Pesquisa e Desenvolvimento realizado na Universidade do Estado Amazonas (UEA), lança curso gratuito sobre "Robótica Básica: Conceitos de Indústria 4.0". São 14 aulas gratuitas, disponíveis na plataforma de vídeos Youtube.


A iniciativa tem o intuito de aproximar estudantes do ensino médio à ciência e tecnologia, por meio de uma abordagem dinâmica capaz de despertar a curiosidade dos alunos.


Carro elétrico, serviços de streaming e sensores são alguns dos tópicos abordados ao longo das aulas que fazem referência à realidade vista em cursos como engenharia.


Para ter acesso, e garantir a certificação, é necessário acessar o link: https://stem.uea.edu.br/portfolio/cursos-online-programacao-e-robotica/.



Segundo o professor Adan Medeiros, coordenador do Pilar Atração, o curso surgiu da necessidade de desenvolver atividades on-line no âmbito do projeto Academia Stem.


"Esses temas são igualmente chamativos e pouco explorados, tornando-os um campo fértil para a formação de crianças e adolescentes que gostam de ciência e tecnologia", explicou o professor.


Além disso, as aulas são ministradas por estudantes de engenharia da UEA e buscam mesclar conceitos do cotidiano com temáticas do universo da robótica, a fim de aproximar os estudantes dessa realidade e facilitar o processo de aprendizagem, uma vez que, por meio dos vídeos, eles podem associar situações reais ao conteúdo do curso.


Cláudio Moraes, estudante de Engenharia Eletrônica, atuou como bolsista do projeto em 2022 e afirma que ter contato com esse tipo de conhecimento básico faz toda diferença.


"O curso de robótica da Academia Stem é excelente por oferecer aulas de conteúdo riquíssimo onde aprendemos conceitos básicos. Esses conteúdos estão muito interligados ao mundo atual e, por isso, nós, futuros engenheiros, precisamos ter entendimento claro do que se trata", apontou o estudante.


Sobre o Academia Stem

É um projeto de Pesquisa & Desenvolvimento realizado na UEA, que visa potencializar a formação e capacitação nas áreas da engenharia, ciência, matemática e tecnologia. O projeto Academia Stem é incentivado pela Samsung da Amazônia de acordo com a lei 8.837/91.


Fonte: com informações da assessoria de imprensa