O lançamento da edição de 2023 será feito na segunda quinzena de fevereiro. Os prêmios têm abrangência nacional e é organizado pelo Conselho Municipal de Cultura (Concultura), com apoio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult). O concurso é destinado a premiar, anualmente, obras inéditas de autores brasileiros domiciliados ou não no Brasil.
Para o diretor-presidente da Manauscult, a gestão do prefeito David Almeida inova mais uma vez, unificando o valor dos prêmios em R$ 8 mil, e a publicação das obras vencedoras, dando ainda mais visibilidade para os livros dos artistas.
“Nosso objetivo é lançar esse edital de abrangência nacional até fevereiro e fomentar a área da literatura. Essas mudanças têm levado os escritores amazonenses a se inscreverem cada vez mais no edital e a vencerem as categorias mais disputadas”, aponta.
O presidente do Concultura, Tenório Telles, esclarece que a reformulação dos “Prêmios Literários Cidade de Manaus” valorizará o concurso, tornando-o mais atrativo em razão do valor do prêmio e da publicação das obras.
“O concurso é um dos mais destacados do país e, além de ajudar a estimular os talentos literários, promove e insere a cidade de Manaus no calendário literário nacional”, afirma Telles. Ele ressalta que as modificações na lei foi fruto de consultas feitas e chanceladas pelos conselheiros.
Prêmios
A nova Lei 2.960, de 5/10/22, alterou a anterior, unificando as categorias que eram divididas entre regionais e nacionais, ficando agora em dez: prêmio Álvaro Maia (romance ou novela), prêmio Arthur Engrácio (contos), prêmio Péricles Moraes (crônicas), prêmio Violeta Branca Menescal (poesia), prêmio Samuel Benchimol (ensaio), prêmio Áureo Nonato (memória e jornalismo literário), prêmio Alfredo Fernandes (literatura infantojuvenil), prêmio Álvaro Braga (livro de teatro), prêmio Mário Ypiranga Monteiro (ensaio de tradições populares) e o prêmio Djalma Batista (temática amazônica).
amazonas semana santa manaus consumo de peixe venda de peixe em manaus peixe manaus Segurança Pública do Estado reajuste Wilson Lima amazonas cultura manaus amazonas lgbt cinema cultura Festival Zero 92 amazonas manaus música arte manaus amazonas indigenas livraria valer cultura conversa banco de talentos manaus amazonas senai recursos humanos plataforma fios de cobre policia manaus detran video radares de velocidade amazonas manaus Corredor Criativo da Amazônia amazonas FAO amazonas resgae ipaam denuncia manaus feijoada garantido caprichoso amazonas manaus