Manaus recebe primeira edição do encontro dos profissionais da cultura e arte cristã

Com duas atividades gratuitas, o ‘Primeiro Encontro dos Profissionais da Cultura e Arte Cristã’ acontecerá na próxima sexta-feira (10), com objetivo de debater sobre a participação de artistas em espaços culturais, políticas públicas e leis de incentivo e desmistificar a segregação de música cristã. O evento iniciará a partir das 14h às 19h, no Studio 5 Shopping e Convenções, localizado na avenida Rodrigo Otávio, 3.555 – Distrito Industrial I, zona Sul de Manaus.

De acordo com a presidente do “Movimento por Cristo”, Jôci Carvalho, após o incêndio no shopping Cidade Leste, decidiram fazer o encontro para dar visibilidade aos artistas dessa comunidade. “O encontro deseja aproximar os profissionais cristãos de diversos segmentos da cultura e da economia criativa, incluindo gestores, produtores musicais, produtores de eventos, músicos, cantores, bailarinos, atores, compositores e outros que tenham interesse de dialogar sobre as políticas públicas do setor cultural”, disse.

O encontro também discutirá as formas para que não haja censura no direcionamento de editais abertos para todas as categorias do fazer arte. O público poderá fazer a inscrição gratuitamente por meio do link https://bit.ly/inscricaoartecrista

Nesta edição, participarão do encontro o cantor e compositor, Carlinhos Templos; Produtor musical e artístico, Omar Guedes; Conselheiro Estadual de Cultura (música), o cantor lírico Everaldo Barbosa.

Movimento por Cristo

Idealizado em 2021 pela cantora e gestora cultural, Jôci Carvalho, na ocasião percebeu que o segmento gospel era rejeitado dentro dos editais culturais pelo poder público: “interpretar que a arte cristã ou gospel em eventos públicos como sendo de cunho religioso”, assim deixando vários profissionais do segmento desassistidos com a ausência de projeto de fomento tanto na capital quanto no interior foi criado o “Movimento por Cristo”.

Reunindo artistas e embasados no artigo 5º da Constituição Federal, em seu inciso IX, que versa “é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença”, formou-se uma comissão de artistas, constituída por: Carlinhos Templos, Omar Guedes, Tonny Salles, Nelson Vity, Ray Vogt, Cláudia Silva, Carlos Gonçalves, Leonardo Oliveira, Natan Maciel e Monize Jardim.

Juntos participaram de reuniões com a Manauscult, Secretaria de Cultura e Economia Criativa (SEC), o Fórum Setorial de Música, parlamentares da Câmara Municipal de Manaus e da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas, além de passarem por capacitação, que lhes permitissem hoje ter credibilidade e seriedade com o trabalho a ser desenvolvido com a classe.

Devido a questões burocráticas, foi instituída a Associação Amazonense dos Profissionais da Cultura e Arte Cristã, que hoje é conhecida popularmente como “Movimento por Cristo”.

Fonte: com informações da assessoria de imprensa