O Supremo Tribunal Federal (STF) manteve, por maioria, a prorrogação do repasse de recursos para apoiar o setor cultural até o dia 31 de dezembro deste ano. Os recursos estão previstos na Lei Paulo Gustavo.
A decisão do Plenário foi tomada em julgamento virtual realizado nesta quinta-feira (2) e referendou liminar que já havia sido deferida pela ministra Cármen Lúcia, em dezembro do ano passado. O único voto contrário foi do ministro André Mendonça.
Cármen Lúcia atendeu ação apresentada pela Rede Sustentabilidade contra a Medida Provisória 1.135/2022, que adiava socorro da União ao setor cultural e de eventos em razão dos impactos da pandemia de Covid-19. A MP foi suspensa, em novembro de 2022, pelo STF, mantendo a obrigatoriedade dos repasses da União aos estados e municípios com destino ao setor cultural.
No entanto, na ação, a Rede Sustentabilidade argumenta que o governo federal não repassou recursos em tempo hábil para apoiar o setor ainda em 2022. Desta forma, a ministra do STF aceitou o pedido para assegurar o apoio financeiro no decorrer de 2023.
manaus peixe semana santa venda de peixe em manaus amazonas consumo de peixe reajuste manaus amazonas Segurança Pública do Estado Wilson Lima cultura cinema manaus lgbt amazonas amazonas música manaus arte Festival Zero 92 cultura indigenas conversa livraria valer manaus amazonas cultura recursos humanos senai banco de talentos amazonas manaus plataforma detran policia fios de cobre radares de velocidade video amazonas manaus FAO manaus Corredor Criativo da Amazônia amazonas resgae ipaam manaus amazonas denuncia caprichoso manaus feijoada garantido amazonas