Amazonas oferece atendimento para casos de Alzheimer, Lúpus e Fibromialgia

A rede de saúde pública do Amazonas oferece atendimento para casos de Alzheimer, Lúpus e Fibromialgia. A informação é da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), que explicou como acessar o serviço.


Neste mês de fevereiro, a secretaria realiza a campanha Fevereiro Roxo, criada para lembrar a importância da conscientização sobre as três doenças crônicas.


Segundo a SES-AM, se as doenças forem diagnosticadas no estágio inicial, aumenta a eficácia de tratamento e o controle do avanço.


Lúpus, Fibromialgia e Alzheimer: como identificar

O Lúpus é uma doença autoimune, que pode causar inflamação em vários órgãos e tecidos do corpo.



A Fibromialgia é uma síndrome de dor crônica, que afeta músculos e tecidos moles.


O Mal de Alzheimer é uma doença neurodegenerativa, que afeta a memória e outras habilidades mentais.


A reumatologista Karine Gizele, que atua no SPA e Policlínica Dr. Danilo Corrêa, unidade da SES-AM, explicou que é possível identificar os primeiros sintomas do lúpus e fibromialgia, por meio de sinais no corpo, e destaca em qual grupo de pessoas podem desenvolver a doença.


“Na fibromialgia os sinais, geralmente em mulheres acima de 25 anos, são dores musculares intensas, dor de cabeça, insônia e sono, ou seja, a pessoa dorme por muitas horas, mas não consegue descansar. As pessoas têm dor com situações comuns do dia", disse.


"Já os sintomas do lúpus são bem diversificados: queda de cabelo, o cabelo fica bem fininho, manchas avermelhadas no rosto, artrite, dor articular, alteração renal, a urina fica espumosa, fadiga, pode dar febre baixa, perda de peso, íngua, pode ter íngua cervical, axilar", completou a especialista.


O mal de Alzheimer tem como primeiro sintoma, e o mais característico, a perda de memória recente. A doença costuma evoluir para vários estágios de forma lenta e inexorável (implacável).

Fonte: com informações da assessoria de imprensa