Com o apoio da Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), o “Carnaval do Povão”, projeto criado pelo Instituto de Inovação Desportiva e Cultural da Amazônia (Idama) e União das Escolas de Samba do Estado do Amazonas (Uesam), vai dar a oportunidade do primeiro desfile para cinco novas agremiações que compõem o “Grupo Experimental”, concorrentes a uma vaga no Grupo de Acesso ”B”. A abertura do espetáculo carnavalesco será nesta quinta-feira, (9), a partir das 19h, na praça Mindu Norte, na alameda Alphaville, zona Norte.
Após três anos sem competição por conta da pandemia de Covid-19, o Carnaval Oficial de Manaus volta à normalidade. Atualmente, somente oito escolas de samba fazem parte do Grupo Especial, já no Grupo de Acesso “A e B”, são dezoito agremiações e, agora, com o “Grupo Experimental”, serão cinco novas, somando um total de 31 desfiles de escolas de samba.
As cinco novas escolas são: Grêmio Recreativo Escola de Samba Amor; Grêmio Recreativo Escola de Samba União Leste; Grêmio Recreativo Escola de Samba Mocidade da União; Grêmio Recreativo Escola de Samba Império do Cajual; e Grêmio Recreativo Escola de Samba Acadêmico do Rio Negro.
O diretor de Grandes Eventos da Manauscult, Reginei Rodrigues, explicou que a decisão de apoiar o evento se deu por conta do objetivo do evento que tem como proposta o resgate da tradição do carnaval de Manaus, quando era realizado nas avenidas Eduardo Ribeiro e Djalma Batista, além de organizar o acesso de novas escolas no desfile oficial das escolas de samba de Manaus.
“Por conta da pandemia, as escolas tiveram que driblar a escassez de matérias-primas e agora elas têm um desafio maior: manter o nível do Desfile das Escolas de Samba de Manaus. É uma grande responsabilidade. Por outro lado, existe a necessidade de renovação. Para isso, uma estrutura de avenida do samba será montada para atender essas cinco novas agremiações que desfilarão disputando uma vaga no Grupo de Acesso B”, comentou o diretor.
O evento terá uma estrutura montada semelhante à usada no Centro de Convenções de Manaus, o sambódromo, durante o desfile das escolas de samba do grupo especial. No espaço terão arquibancadas para os foliões acompanharem os desfiles; área restrita para os jurados que vão avaliar e pontuar as agremiações; e camarote para convidados e autoridades. Além disso, haverá uma praça de alimentação para o público prestigiar a culinária local, além de playground infantil.
Para o idealizador do projeto, Aluízio Nascimento Junior, que é presidente da União das Escolas de Samba do Estado do Amazonas (Uesam), é necessário reestruturar o carnaval.
“Resolvemos criar esse projeto do grupo experimental, tendo em vista a necessidade de renovação e manter o nível de competitividade no carnaval de Manaus. Além disso, é necessária a implantação de um projeto de reestruturação do carnaval que possa ser economicamente viável tanto para as escolas quanto aos potenciais patrocinadores”, disse.
Programação
A programação do “Carnaval do Povão” é totalmente gratuita. A área do desfile contará com uma “passarela do samba” na praça Mindu Norte, na alameda Alphaville, bairro Novo Aleixo, zona Norte de Manaus.
A abertura do evento será nesta quinta-feira, 9/2, às 20h, com desfile dos pavilhões das escolas de samba associadas à Uesam e bateria da associação.
No dia 10/2, sexta-feira, inicia o desfile oficial das escolas de samba do Grupo Experimental, com 40 minutos de apresentação para cada uma das cinco agremiações. A Gres do Amor abre o desfile às 20h. Em seguida, é a apresentação da Gres União Leste, às 20h40. A terceira escola a desfilar é a Gres Mocidade da União, às 21h20, seguida da Gres Império do Cajual, às 22h. A Gres Acadêmicos do Rio Negro fecha as apresentações a partir das 22h40.
No sábado, 11/2, a partir das 14h, inicia a apuração, ainda na estrutura do “Carnaval do Povão” montada na praça Mindu Norte. De acordo com o presidente da Uesam, Aluizio Nascimento Júnior, a expectativa de público para o evento é de 30 a 40 mil pessoas.
Credenciamento
Aberto desde o dia 6 de fevereiro, o credenciamento é destinado aos veículos de comunicação interessados em fazer a cobertura do "Carnaval do Povão". As solicitações de credenciamento devem ser enviadas para o e-mail credenciamentoimprensa.am@gmail.com com retirada no dia 10/2, na alameda Alphaville (Praça Mindu Norte).
doação ufam literatura manaus livros manaus cetam educação vagas oportunidade amazonas oportunidade educação manaus iel decoração largo de são sebastião manaus amazonas natal diego bauer amazonas 10ª edição do Amazônia (Fi)Doc cinema filme manaus policia federal brasil investigação jair bolsonario compra peixe manaus ads oportunidade amazonas feira economia exportação amazonas alemanha manaus manaus amazonas discriminação procon am boi garantido festival de parintins parintins amazonas
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris. But I must explain to you how all this mistaken idea of denouncing pleasure and praising pain was born and I will give you a complete account of the system, and expound the actual teachings of the great explorer....