Amazonino Mendes, ex-governador do AM, morre aos 83 anos, em São Paulo

Morreu, neste domingo (12), o ex-governador do Amazonas, Amazonino Mendes, aos 83 anos. Filiado ao Cidadania, Mendes disputou sua última eleição em outubro do ano passado, quando tentou voltar ao cargo de governador do estado pela quinta vez. O político deixa três filhos.


Amazonino estava internado no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, desde o dia 25 de dezembro.


O quadro de saúde de Amazonino veio se agravando ao longo dos últimos anos. Por conta da idade, o político, que concorreu ao governo do estado em outubro de 2022, chegou a reduzir a agenda de campanha e evitou grandes mobilizações no interior do estado.


Em novembro do ano passado, Mendes foi internado pela primeira vez para tratar uma crise de diverticulite - inflação no intestino grosso - e uma pneumonia.


Na época, o ex-governador chegou a ser levado para uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), mas com a melhora foi transferido para um quarto. Ele teve alta no dia 6 de dezembro.


Logo depois, no dia 18 de dezembro, Amazonino chegou a passar por uma consulta médica após voltar a apresentar problemas respiratórios. Na ocasião, havia a expectativa de que o político voltasse para Manaus, para passar o Natal com a família. No entanto, por orientação médica, permaneceu em São Paulo.


Após uma nova piora no quadro respiratório, voltou a ser internado no dia 25 de dezembro. Lá, ainda chegou a receber uma visita do presidente Lula, que passava por exames de rotina antes da posse.


Ainda não há informações sobre o velório e o traslado do corpo para Manaus, onde o político deve ser velado e sepultado.


A família confirmou a morte do político por meio de uma nota à impressa confira:


NOTA DE PESAR


A família de Amazonino Armando Mendes comunica com pesar o seu falecimento neste domingo (12), em São Paulo, aos 83 anos.  Foi uma vida vitoriosa dedicada com muito amor à família e ao povo do Amazonas. Amazonino deixa um Legado incomparável, como homem e político. Lutou bravamente como poucos, mas agora descansa em paz! 


Homenagem



Por meio de suas redes sociais, o Governador Wilson Lima também prestou uma homenagem a Mendes. Confira:


Eu devo muito do que hoje sou ao ex-governador Amazonino Mendes. Entrei para a política fazendo críticas e buscando, em grande parte das vezes, sempre ser um contraponto ao que ele e seu grupo político foram e representaram para o nosso Estado. Mas uma coisa é inegável: Amazonino foi um dos maiores líderes políticos da história do Amazonas.


Ele nasceu predestinado a amar essa terra, trazendo o Amazonas no nome e no coração. A imagem do homem alegre, carismático, que abraçava e acolhia, vai ficar pra sempre na memória do povo amazonense. Descanse em paz, Amazonino, e que Deus conforte sua família e todos aqueles que tiveram a honra de conviver contigo.


Decreto luto oficial por 7 dias em todo o Estado do Amazonas em sua homenagem.


Wilson Lima

Governador do Amazonas


Fonte: da Redação do site Porto de Lenha News com informações do G1 AM